Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46556
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcus Vinícius de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6393295940474533pt_BR
dc.contributor.referee1Elen de Medeirospt_BR
dc.contributor.referee2Jacyntho José Lins Brandãopt_BR
dc.contributor.referee3Joelma Rezende Xavierpt_BR
dc.contributor.referee4João Roberto Gomes de Fariapt_BR
dc.creatorNilton de Paiva Pintopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009661792448895pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T21:49:29Z-
dc.date.available2022-10-24T21:49:29Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46556-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the theatrical work of Machado de Assis, from 1860 to 1870. Although this author is well-known for his fictional works, more specifically short stories and novels, little is known about his other literary facets, mainly that of a poet and playwright. Despite the lack of knowledge surrounding his performance in the theatrical field even today, Machado de Assis was a critic, a translator, a censor at the drama conservatory, and the author of several plays. This intense activity allowed him to be an attentive observer of the Brazilian Theater in Rio de Janeiro in his day and to play a major role in the theatrical renovation process that took place, in the mid-nineteenth century, in the Brazilian court. For these reasons, Machado de Assis' dramatic work represents an important source of knowledge that provides a better understanding of the dynamics of Brazilian theater in the second half of the nineteenth century.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a obra teatral de Machado de Assis, de 1860 a 1870. Embora esse autor seja muito conhecido por suas obras ficcionais, mais especificamente o conto e o romance, pouco se sabe sobre suas outras facetas literárias, principalmente a de poeta e a de dramaturgo. Apesar do desconhecimento que ainda hoje paira sobre a sua atuação na área do teatral, Machado de Assis foi crítico, tradutor, censor do conservatório dramático e autor de várias peças. Essa atuação intensa permitiu a ele ser um observador atento da cena dramática do Rio de Janeiro de seu tempo e um nome importante no processo de renovação teatral que aconteceu, em meados do século XIX, na corte do Brasil. Por tudo isso, a obra dramática de Machado de Assis representa uma fonte de conhecimento importante para que possamos compreender melhor a dinâmica da cena teatral brasileira na segunda metade do Século XIX.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectTeatro Realistapt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subject.otherAssis, Machado de, 1839-1908. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro brasileiro – História e críticapt_BR
dc.titleO teatro de Machado de Assis - 1860 - 1870: uma alternativa na dramaturgia brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2925-3426pt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O TEATRO DE MACHADO DE ASSIS – 1860-1870 - uma alternativa na dramaturgia brasileira.pdf3.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.