Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46563
Type: Tese
Title: O corpo em espaços públicos brasileiros: um estudo em duas praças de Belo Horizonte - Minas Gerais, a partir da perspectiva educativa
Other Titles: The body in brazilian public places: a study in two squares in Belo Horizonte - Minas Gerais, through an educational approach
Authors: Wagner Francis Martiniano de Faria
First Advisor: Adla Betsaida Martins Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor2: Jose Antonio Adiego Langarita
Abstract: Esta tese se propõe a analisar como o espaço das praças Raul Soares e Liberdade, na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil é manifestado por seus diferentes corpos, especialmente através das práticas que estes produzem na ótica da educação não formal. Também traz olhares com ênfase nas ações que os corpos reproduzem nestes locais aos interesses do trabalho, da violência e da sexualidade. Para tanto, pretendeu-se discutir as perspectivas históricas, culturais e sociais destas praças públicas e como se processam nelas relações entre o corpo e as suas apropriações do espaço pelos integrantes da cidade. Compreendendo que a praça é um espaço social que se mantém viva pelas manifestações humanas, e que através de intervenções de seus usuários são criados códigos na cidade e para além dela, pretendeu-se, em específico, também analisar como as interações dos personagens das praças se relacionam com a formação do conhecimento, afastando-se do entendimento desta aprendizagem calcada nos currículos prescritos, tidos como escolarizados; como a comunicação dos personagens das praças se relacionam com os movimentos de adaptação e resistência que (re)configuram estas na contemporaneidade; e como o aparelho público e privado integram as movimentações destes locais. Escolheu-se como recorte de estudo estas duas praças por apresentarem-se em realidades territoriais próximas, aproximadamente dois quilômetros no eixo central da cidade, e mesmo assim manifestarem-se na realidade de sua utilização de formas díspares uma da outra ao que tange aos olhares de seus processos de manutenção, significação e representação para os cidadãos. Foram utilizados os métodos de análise documental, pesquisa bibliográfica, e ambos estes processos se mantiveram permeados por ações etnográficas nos dois espaços durante dois anos e meio da pesquisa em campo. Entre os resultados alcançados, destaca-se que a praça na realidade da cidade é mantida pela criação e recriação dos códigos gerados pelos seus diversos personagens, produzindo processos de aprendizagem entre seus integrantes, os quais se destacam: aqueles que detêm o poder de gestão pública sobre os lugares; outros que, não tendo este poder utilizam-se das praças para o lazer; os trabalhadores nas mais diversas possibilidades de ofertas de atendimento; os turistas que movimentam a máquina econômica da região; os atores marginais que mostram-se em parcela invisíveis por várias políticas aplicadas na cidade; e por fim os cidadãos em geral, que em suas rotinas integram a praça com uma miscelânea de possibilidades de existir e resistir nela. Este trabalho é resultado da parceria firmada pelo acordo de cotutela entre a Universitat de Girona e a Universidade Federal de Minas Gerais.
Abstract: This thesis proposes to analyze how the space of the Raul Soares and Liberdade squares, in the city of Belo Horizonte - Minas Gerais - Brazil, is manifested by their different bodies, especially through the practices that they produce from the perspective of non-formal education. It also brings looks with an emphasis on the actions that the bodies reproduce in these places to the interests of work, violence and sexuality. To this end, it was intended to discuss the historical, cultural and social perspectives of these public squares and how the relations between the body and its appropriation of space by members of the city are processed in them. Understanding that the square is a social space that is kept alive by human manifestations, and that through the interventions of its users codes are created in the city and beyond, it is also specifically intended to analyze how the interactions of the characters in the squares are related with the formation of knowledge, moving away from the understanding of this learning based on the prescribed curricula, considered as schooled; how the communication of the characters in the squares are related to the movements of adaptation and resistance that (re)configure these in contemporary times; and how the public and private apparatus integrate the movements of these places. These two squares were chosen as a study outline because they present themselves in close territorial realities, approximately two kilometers in the central axis of the city, and even so, they manifest themselves in the reality of their use in different ways from each other as far as looks are concerned, of its processes of maintenance, meaning and representation for citizens. The methods of document analysis, bibliographic research was used, and both of these processes remained permeated by ethnographic actions in the two spaces for two and a half years of the research. Among the results achieved, it is noteworthy that the square in the reality of the city is maintained by the creation and recreation of the codes generated by its diverse characters, producing learning processes among its members and the social development of this public place for them, which stand out : those who have the power of public management over places; others who, not having this power, use the squares for leisure; workers in the most diverse possibilities of service offerings; tourists who drive the region's economic machinery; marginal actors who are invisible in part due to various policies applied in the city; and finally, citizens in general, who in their routines integrate the square with a mix of possibilities to exist and resist in it. This work is the result of the partnership established by the Cotutela Process between the Universitat de Girona and the Universidade Federal de Minas Gerais.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46563
Issue Date: 17-May-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francis_Tesis_Tese_versao_final_UFMG.pdfTese_Wagner_Francis_Martiniano_de_Faria_20224.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.