Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46598
Type: | Dissertação |
Title: | Psicanálise e educação : respostas encontradas pelos professores diante das manifestações de sexualidade das crianças na escola |
Authors: | Luiza Pinheiro Mendes Ferreira |
First Advisor: | Nádia Laguárdia de Lima |
First Referee: | Cristina Moreira Marcos |
Second Referee: | Monica Maria Farid Rahme |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo discutir as possibilidades de contribuição da psicanálise para a educação, especialmente nos casos em que há angústia por parte dos professores relacionada às manifestações de sexualidade das crianças nas escolas de educação infantil. A metodologia de pesquisa escolhida foi a conversação psicanalítica e o percurso teórico foi delineado a partir dos discursos dos professores participantes. Dessa forma, foram percorridos os principais textos de Freud que abordam a sexualidade infantil - e o caráter traumático que ela pode representar tanto para a criança, quanto para o adulto -, assim como por publicações que abordam as possibilidades de relação entre a psicanálise e a educação. É proposto ao longo desta dissertação que o olhar para essa questão seja deslocado do mal-estar dos professores e dirija-se para as respostas encontradas por eles para lidar com os impasses da sexualidade. Por fim, sugere-se que a psicanálise tenha sua inserção na escola por meio do dispositivo das Conversações como forma de apaziguar os docentes angustiados e possibilitar a elaboração de novas respostas frente à angústia. |
Abstract: | This study aims to discuss the contribution of psychoanalysis possibilities for education, especially in cases where there is distress on the part of teachers related to the manifestations of sexuality of children in preschools. The chosen research methodology was the psychoanalytic conversation and the theoretical route was designed from the speeches of the participating teachers. Thus, we covered the main texts of Freud that address child sexuality - and the traumatic nature that it can represent both for the child and for the adult - as well as for publications that address the possibilities of relationship between psychoanalysis and education. It is proposed along this dissertation that look at this issue is shifted from the malaise of teachers and head to the solutions for them to deal with sexuality impasses. Finally, it is suggested that psychoanalysis has its insertion in school through the Conversations device as a way to appease the anguish teachers and enable the development of new responses in distress. |
Subject: | Psicologia - Teses Crianças e sexo - Teses Educação de crianças - Teses Professores - Teses Psicanálise - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46598 |
Issue Date: | 30-May-2016 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Luiza Pinheiro - FAFICH-UFMG.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.