Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46637
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A subordinação na fala espontânea do inglês americano: um estudo das orações completivas
Título(s) alternativo(s): Subordination in spontaneous spoken American English: a study on complement clauses
Autor(es): Alessandra Emanuelle Macieira da Silva
Giulia Bossaglia
Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma análise das orações completivas na fala do inglês americano, tendo como base teórica a Language into Act Theory (L-AcT, CRESTI, 2000). A partir dessa teoria, a subordinação completiva é analisada em sua interface com a articulação informacional, levando em conta a organização pragmática da sintaxe da fala. Após efetuar o mapeamento das orações completivas explícitas no minicorpus de inglês americano extraído do Santa Barbara Corpus of Spoken American English (CAVALCANTE; RAMOS, 2016) e dos padrões informacionais associados a estas estruturas sintáticas, compararamse os resultados com dados já levantados para o italiano e português brasileiro, nos respectivos minicorpora extraídos do C-ORAL-ROM (CRESTI; MONEGLIA, 2005) e C-ORAL-BRASIL (RASO; MELLO, 2012).
Abstract: In this paper, complement clauses in spoken American English are analyzed based on the Language into Act Theory (L-AcT, CRESTI, 2000). According to this theory, complement clauses will be examined at the interface with information structure, considering the pragmatic orientation of syntax in speech. Explicit complement clauses were mapped within the American English minicorpus, extracted from the Santa Barbara Corpus of Spoken American English (CAVALCANTE; RAMOS, 2016), and the informational patterns associated to these syntactic constructions were studied, in order to compare the results to already available data for complement clauses in Italian and Brazilian Portuguese, based on two comparable minicorpora extracted from the C-ORAL-ROM (CRESTI; MONEGLIA, 2005) and C-ORAL-BRASIL (RASO; MELLO, 2012) corpora.
Assunto: Linguística
Língua inglesa-estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31505
URI: http://hdl.handle.net/1843/46637
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1505/647
metadata.dc.relation.ispartof: Revista entrepalavras
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