Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46647
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Creative industries in Brazil: analysis of specifics cases for a country in development
Título(s) alternativo(s): Indústrias criativas no Brasil: análise de casos específicos para um país em desenvolvimento
Autor(es): Ana Flavia Machado
Tereza Bruzzi de Carvalho
Bárbara Freitas Paglioto
Resumo: This paper aims to focus in a theoretical approach on the traits of the Brazilian CCIs. They are marked by various forms of inequality, but yet experience a high level of cultural diversity. For this reason, we analyze the sectorial development in respect to the creation of employment, income, emphasizing the actions and policies directed to both segments, through information provided by the Social Information Annual Report (RAIS) 1 and the Brazilian Association of Digital Game Developers (Abragames). Also using data from the RAIS, we analyze the factors associated with the development of the fashion industry in the major cities. The analysis of these two sectors of the CCIs in a peripheral country sought to put in evidence the institutional differences, different configurations of companies’ size, average income, educational level and gender composition. However, those differences disregard spillover potential and cross-fertilization between the fashion and games and apps sectors.
Abstract: Este artigo tem como objetivo centrar-se em uma abordagem teórica sobre os traços do Brasil. um ICC. Eles são marcados por várias formas de desigualdade, mas ainda experimentam uma alto nível de diversidade cultural. Por isso, analisamos o desenvolvimento setorial no que diz respeito à geração de emprego, renda, enfatizando a ações e políticas direcionadas aos dois segmentos, por meio de informações pelo Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS) 1 e pela Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames). Também usando dados da RAIS, analisamos os fatores associados ao desenvolvimento da indústria da moda nas grandes cidades. A análise desses dois setores das ICCs em uma periferia procurou colocar em evidência as diferenças institucionais, configurações de tamanho das empresas, renda média, nível educacional e composição de gênero. No entanto, essas diferenças desconsideram o potencial de transbordamento e fertilização cruzada entre os setores de moda e jogos e aplicativos.
Assunto: Desigualdade social
Diversidade cultural
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.4236/tel.2018.87087
URI: http://hdl.handle.net/1843/46647
Data do documento: Jun-2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=84715
metadata.dc.relation.ispartof: Theoretical Economics Letters
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Creative Industries in Brazil.pdf474.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.