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Type: Tese
Title: Resposta emocional dos consumidores a estímulos informativos, empáticos e sociais em comunicação de marketing pró-consciência do bem-estar animal
Authors: Mariana Marinho da Costa Lima Peixoto
First Advisor: Carlos Alberto Gonçalves
First Co-advisor: Eduardo Camilo da Silva
Abstract: A espécie humana cria valores e crenças em relação à adoção de animais para vários fins, como proteção e segurança, trabalho, companhia e afeto, alimentação direta e de derivados, entretenimento, produção de pesquisa, medicamentos e cosméticos, dentre outros. Em um recorte básico, a consciência de valores pelo homem quanto ao bem-estar dos animais constitui um dos fatores de peso nas emoções e comportamentos dos consumidores. O objetivo desta tese foi mensurar as crenças antecedentes da intenção comportamental e a relação entre as emoções autodeclaradas e as emoções somáticas dos consumidores frente às ações de comunicação de marketing com estímulos informativos, empáticos e sociais para uma conscientização sobre o bem-estar animal. A partir de uma revisão de literatura, foi possível identificar que informação, empatia e influência social são construtos que podem estimular a consciência de bem-estar animal nos consumidores e, consequentemente, a sua intenção comportamental de consumo, constituindo-se, assim, um framework teórico-empírico. A metodologia definida para o estudo possui uma abordagem quantitativa e foi realizada em duas fases. A Fase 1 compreendeu um estudo exploratório não experimental por meio de um survey para identificação das crenças salientes da Teoria do Comportamento Planejado e validação dos instrumentos utilizados no tratamento experimental mediante um manipulation check. Já a Fase 2 abrangeu a pesquisa experimental. Um desenho entre sujeitos (between subject design), sendo eles divididos em 3 grupos experimentais e 1 grupo controle, foi realizado para testar os efeitos da comunicação de marketing para a conscientização de bem-estar animal, por meio de peças publicitárias com estímulos informativos, empáticos e sociais, na emoção e como uma proxy da intenção comportamental dos consumidores. O tratamento consistiu na exibição de vídeos cujos critérios de seleção se basearam no framework ADF (accessibility, desirability e feasibility), de modo que os vídeos contemplassem as dimensões de acessibilidade, desejabilidade e viabilidade como estratégias de persuasão publicitária. As expressões faciais dos participantes foram captadas durante a exibição dos vídeos para obtenção das respostas somáticas e inferência das emoções primárias e a escala PANAS mediu as respostas cognitivas antes e depois do tratamento, o que permitiu análises comparativas dentro de e entre os grupos. Os dados foram inseridos nos softwares IBM SPSS, para análises estatísticas, e FaceReader, para análise das emoções, tendo as crenças sido analisadas também por meio de uma análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os consumidores compartilham das mesmas crenças em relação ao bem-estar animal enquanto alimento e que os estímulos informativos, empáticos e sociais para conscientização de bem-estar animal induziram expressões faciais que inferiram emoções negativas, especificamente tristeza. Além disso, os resultados da mensuração fisiológica das emoções pelo FaceReader não se correlacionaram com os das mensurações autodeclaradas na PANAS. Embora exista alguma literatura sobre a temática, não foram identificados estudos sobre ações de comunicação de marketing que estimulem consciência de bem-estar animal para inferência de emoções. Dessa forma, este estudo experimental estabeleceu um enlace teórico empírico interdisciplinar bem-sucedido entre as áreas de Administração e da Neurociência, contribuindo, assim, para os campos das ciências sociais aplicadas e comportamentais.
Abstract: The human species creates values and beliefs regarding the adoption of animals for various purposes, such as protection and safety, work, companionship and affection, direct food and by-products, entertainment, research production, medicines and cosmetics, among others. In a basic cut, the awareness of values by humans regarding animal welfare is one of the major factors in consumer emotions and behavior. The objective of this thesis was to measure the antecedent beliefs of behavioral intention and the relationship between self-reported emotions and somatic emotions of consumers facing marketing communication actions with informative, empathetic and social stimuli for an awareness of animal welfare. From a literature review, it was possible to identify that information, empathy, and social influence are constructs that can stimulate animal welfare awareness in consumers and, consequently, their behavioral intention to consume, thus constituting a theoretical-empirical framework. The methodology defined for the study has a quantitative approach and was carried out in two phases. Phase 1 comprised a non-experimental exploratory study by means of a survey to identify the salient beliefs of the Theory of Planned Behavior and to validate the instruments used in the experimental treatment by means of a manipulation check. Phase 2 comprised experimental research. A betweensubject design, with the subjects divided into 3 experimental groups and 1 control group, was carried out to test the effects of marketing communication to raise awareness of animal welfare, through advertising pieces with informative, empathetic, and social stimuli, on emotion and as a proxy for consumers' behavioral intention. The treatment consisted in showing videos whose selection criteria were based on the ADF (accessibility, desirability, and feasibility) framework, so that the videos contemplated the dimensions of accessibility, desirability, and feasibility as strategies of advertising persuasion. The participants' facial expressions were captured during the watching of the videos to obtain somatic responses and infer primary emotions, and the PANAS scale measured cognitive responses before and after treatment, which allowed comparative analyses within and between groups. Data were entered into IBM SPSS software for statistical analyses and FaceReader for emotion analysis, and beliefs were also analyzed using content analysis. The results showed that consumers share the same beliefs regarding animal welfare as food, and that the informational, empathetic, and social stimuli for animal welfare awareness induced facial expressions that inferred negative emotions, specifically sadness. Furthermore, the results of the physiological measurement of emotions by FaceReader did not correlate with those of the self-reported measurements on the PANAS. Although there is some literature on the topic, no studies on marketing communication actions that encourage animal welfare awareness for emotion inference were identified. Thus, this experimental study established a successful interdisciplinary empirical theoretical link between the fields of Management and Neuroscience, thus contributing to the fields of applied social and behavioral sciences.
Subject: Bem estar animal
Informação
Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46667
Issue Date: 21-Jul-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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