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dc.contributor.advisor1Cristiana Trindade Ituassupt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0999677890116941pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Paula Paes de Paulapt_BR
dc.contributor.referee2Vander Casaquipt_BR
dc.creatorDiogo Felipe de Mattos Batistapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5714977203424890pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T21:36:50Z-
dc.date.available2022-10-26T21:36:50Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46670-
dc.description.abstractThe present study searched to understand how the management culture, a set of assumptions disseminated by companies and present in the society, manifests itself in digital media. This culture has been pointed out as responsible for a series of negative impacts on the subjects, but has been studied predominantly in the print media. In this study, the focus is on the digital environment, more specifically on LinkedIn. Therefore, we analyzed 500 posts of five influencers elected by LinkedIn itself as Top Voices. These posts were submitted to content analysis, which allowed us to conclude that the contents maintain the prescriptive character of pop-management publications, with steps that seek to teach the subject, seen as the only one responsible for their own destiny, how to achieve success, well-being, and happiness in a process of self-entrepreneurship. The cult of entrepreneurship, the cult of performance, and the cult of positivity characterize these posts, showing that digital media disseminates and amplifies this culture, bringing to it (not so) new contours. We highlight the updating of the pillars of diffusion of this culture, with the emergence of edtechs (similar to business schools), influencers (corresponding to gurus), and the new digital format of magazines. In addition, it was possible to notice that the digital media is no longer a simple pillar, but now serves as a foundation on which the other pillars are structured and through which they spread this culture. Finally, a kind of light management was found, which uses positivity, emotions, and positive social values to propagate its ideology of control, intensifying the individualization of responsibilities for the subject and contributing to the strengthening of neoliberal rationality.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou compreender como a cultura do management, conjunto de pressupostos disseminados pelas empresas e presente no tecido social, manifesta-se nas mídias digitais. Essa cultura já foi apontada como responsável por uma série de impactos negativos sobre os sujeitos, mas tem sido estudada, predominantemente, na mídia impressa. Neste estudo, o enfoque reside no meio digital, mais especificamente no LinkedIn. Para isso, analisaram-se 500 postagens de cinco influenciadores eleitos pelo próprio LinkedIn como Top Voices. Esses posts foram submetidos à análise de conteúdo, permitindo concluir que os conteúdos mantêm o caráter prescritivo de publicações pop-management, com passos que buscam ensinar ao sujeito, visto como o único responsável pelo seu próprio destino, como alcançar sucesso, bem-estar e felicidade num processo de empresariamento de si mesmo. O culto ao empreendedorismo, o culto ao desempenho e o culto à positividade caracterizam essas postagens, mostrando que as mídias digitais disseminam e amplificam essa cultura, trazendo a ela (nem tão) novos contornos. Destaca-se a atualização dos pilares de difusão dessa cultura, com o surgimento das edtechs (similares às escolas de negócios), dos influenciadores (correspondendo aos gurus) e do novo formato digital das revistas. Além disso, foi possível perceber que a mídia digital deixa de ser um simples pilar e passa servir como um alicerce em que os outros pilares se estruturam e através do qual difundem essa cultura. Constatou-se, por fim, uma espécie de management light, que utiliza a positividade, as emoções e os valores sociais positivos para propagar sua ideologia de controle, intensificando a individualização das responsabilidades para o sujeito e contribuindo para o fortalecimento da racionalidade neoliberal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectCultura do managementpt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectLinkedInpt_BR
dc.subject.otherAdministração de empresaspt_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.otherCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismopt_BR
dc.titleA nova velha roupa colorida: a cultura do management e as mídias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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