Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46681
Type: Tese
Title: Desenvolvimento e validação de uma proposta pedagógica sobre segurança do paciente para a graduação em enfermagem
Authors: Andréa Tayse de Lima Gomes
First Advisor: Maria Flávia Gazzinelli Bethony
First Referee: Viviane Euzébia Pereira Santos
Second Referee: Ana Luísa Petersen Cogo
Third Referee: Bruna Figueiredo Manzo
metadata.dc.contributor.referee4: Maria José Menezes Brito
Abstract: O ensino da segurança do paciente na graduação em enfermagem tem exigido rápidas modificações tanto na prática profissional quanto no ensino, pois mesmo após a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, eventos adversos evitáveis continuam acontecendo significativamente. Em termos de ensino, reconhece-se que o tema tem sido incorporado às matrizes curriculares de maneira esporádica, mostrando-se fragmentado e pouco aprofundado do ponto de vista conceitual. O objetivo do estudo foi desenvolver e validar o conteúdo e a aparência de uma proposta pedagógica para apoio ao ensino da segurança do paciente em cursos de graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo do tipo metodológico, sistematizado em três etapas: 1) procedimentos teóricos - identificação dos conteúdos e estratégias empregadas para o ensino da segurança do paciente em cursos de graduação em enfermagem por meio de uma revisão de escopo; e desenvolvimento de uma proposta pedagógica para apoio ao ensino da segurança do paciente em cursos de graduação em enfermagem, 2) procedimentos empíricos - validação de conteúdo e aparência da proposta pedagógica e 3) procedimentos analíticos - análise estatística da validação de conteúdo e aparência, por intermédio da avaliação do coeficiente de validação de conteúdo (CVC ≥ 0,8) e do Suitability Assessment of Materials (SAM ≥ 60%). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa sob número de parecer 3.282.561 e CAAE 10607219.6.0000.5149. Os resultados da pesquisa demonstraram que as estratégias que sobressaíram entre os 28 estudos analisados na revisão de escopo referem-se à simulação clínica (n=18; 64,29%) e o uso de recursos digitais (n=5; 17,86%) para o ensino de conteúdos relacionados, predominantemente, à segurança na administração de medicamentos (n=19; 67,86%) e habilidades de comunicação (n=12; 42,86%). Observou-se que prevaleceram (n=20; 71,43%) as estratégias de ensino que valorizaram a transmissão de conhecimento técnico-científico, centrada na figura do docente e com ênfase na demonstração do passo-a-passo da execução de técnicas. Em alguns estudos (n=7; 25,00%), em menor escala, foram empregadas estratégias de ensino com potencial para proporcionar a vivência de uma experimentação subjetiva; e em outros (n=3; 10,71%) o diálogo entre docente e discente. A proposta pedagógica denominada “Entre corpos e máquinas: por um olhar mais seguro”, válida em seu conteúdo (CVC = 0,93) e aparência (SAM = 75,00%), foi desenvolvida com inspiração nas concepções de educação de John Dewey, segundo a qual a aprendizagem acontece mediante o enfrentamento de situações problemáticas, envolvendo um processo de (re) construção e (re) organização da experiência. Ao envolverem a abordagem estética e a problematização, os momentos de ensino se traduziram em um convite para o discente experimentar outros modos de perceber a segurança do paciente, para além das formatações pré-concebidas sobre o tema. A proposta pedagógica vai de encontro ao modo como vem sendo executado o ensino e a aprendizagem sobre a segurança do paciente. O material desenvolvido valoriza caminhos que levem a problematização e a produção de sentidos sobre a complexidade e as múltiplas dimensões que envolvem o cuidado seguro. Espera-se que este estudo possa contribuir para inspirar o docente a criar outros modos de operar a prática pedagógica relacionada ao ensino da segurança do paciente.
Abstract: The teaching of patient safety in undergraduate nursing has required rapid changes in both professional practice and teaching, because even after the implementation of initiatives aimed at patient safety, avoidable adverse events continue to occur significantly. In terms of teaching, it is recognized that the theme has been incorporated into the curricular matrices slowly and sporadically, showing to be fragmented and little in-depth from the conceptual point of view. The aim of this study was to develop and validate the content and appearance of a pedagogical proposal to support the teaching of patient safety in undergraduate nursing courses. This is a methodological study, systematized in three stages: 1) theoretical procedures - identification of the contents and strategies used to teach patient safety in undergraduate nursing courses through a scope review; and development of a pedagogical proposal to support the teaching of patient safety in undergraduate nursing courses, 2) empirical procedures - content validation and appearance of the pedagogical proposal and 3) analytical procedures - statistical analysis of content and appearance validation, through the evaluation of the content validation coefficient (CVC ≥ 0.8) and the Suitability Assessment of Materials (SAM ≥ 60%). The research project was approved by the research ethics committee under opinion number 3,282,561 and CAAE 10607219.6.0000.5149. The results of the research showed that the strategies that emerged among the 28 studies analyzed in the scope review refer to clinical simulation (n=18; 64.29%) and the use of digital resources (n=5; 17.86%) for the teaching of contents related, predominantly safety in the administration of medications (n=19; 67.86%) and communication skills (n=12; 42.86%). It was also observed that there was emphasis (n=20; 71.43%) in relation to the teaching strategies that valued the transmission of technical-scientific knowledge, centered on the figure of the professor and with emphasis on the demonstration of the step-by-step execution of techniques. It was also found that some studies (n=7; 25.00%), on a smaller scale, described teaching strategies with potential to provide the experience of a subjective experimentation; and others (n=3; 10.71%) the dialogue between teacher and student. The pedagogical proposal called "Between Bodies and Machines: for a Safer View", valid in its content (CVC = 0.93) and appearance (SAM = 75.00%), was developed with inspiration in John Dewey's conceptions of education, according to which learning takes place through coping with problematic situations, involving a process of (re) construction and (re) organization of experience. By involving the aesthetic approach and the problematization, the teaching moments were translated into an invitation for the student to experience other ways of perceiving patient safety, beyond the preconceived formats on the subject. The pedagogical proposal meets the way in which teaching and learning about patient safety has been developed. The material developed values ways that lead to problematization and the production of meanings about the complexity and multiple dimensions that involve safe care. It is expected that this study can contribute to inspire teachers about other ways of operating pedagogical practice in relation to the teaching of patient safety.
Subject: Segurança do Paciente
Tecnologia Educacional
Ensino
Educação em Enfermagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46681
Issue Date: 11-Aug-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.