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Type: Artigo de Periódico
Title: Gêneros de discurso e transgressão: por um ensino mais dinâmico e horizontalizado
Other Titles: Discourse Genres and Transgression: For a more Dynamic and Horizontal Teaching
Authors: Glaucia Muniz Proença Lara
Tânia Maria de Oliveira Gomes
Abstract: Este artigo apresenta, à luz dos aportes oriundos da Linguística do Texto e do Discurso, o breve relato de uma experiência de ensino, com os seguintes objetivos: (a) refletir, no âmbito da discussão em torno dos gêneros textuais/discursivos, sobre alguns conceitos caros aqueles que trabalham nesse domínio, particularmente o de transgressão de gêneros; e (b) retratar, de forma sucinta, alguns desafios e pontos positivos das práticas de ensino construídas a partir dos conceitos previamente descritos. A referida experiência foi realizada, no período de março a dezembro de 2010, com alunos de uma escola estadual de Minas Gerais. O lapso temporal de seis anos entre a experiência e seu relato permitiu-nos analisar o processo, de forma mais objetiva e distanciada, de modo a apreender seus aspectos mais relevantes, de acordo com os objetivos traçados. Grosso modo, a partir dos estudos de Bakhtin (1992, 2000), Marcuschi (2002), Bronckart (2003), Maingueneau (2004) e Lara (2008, 2009, 2013), entre outros estudiosos, e com base em uma metodologia qualitativa, pretendemos, com este estudo, contribuir para o avanço das práticas de ensino, tomadas numa vertente mais dinâmica e integradora.
Abstract: This article presents, in the light of the contributions from Text/ DiscourseLinguistics, a brief report of an educational experiment with the following objectives: a) toreflect, within the discussion around discursive/textual genres, about some important concepts for those who work in this area, particularly the notion of genre transgression; and (b) to point outsome challenges and positive points of the teaching practices built around the previously described concepts. Such an experiment, which took place from March to December of 2010, was applied to students of a public state school, located in Minas Gerais. The gap of six years between the experiment and its description allowed us to analyze the process in a more objective and neutral way, so as to grasp its most relevant aspects, according to the previously mentioned objectives. Based on the studies of Bakhtin (1992, 2000), Marcuschi (2002), Bronckart (2003), Maingueneau (2004) and Lara (2008, 2009, 2013), among others, and on a qualitative methodology, we intend, with our research, to contribute to the development of more dynamic and horizontal teaching practices.
Subject: Análise do discurso
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46704
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/issue/view/14
metadata.dc.relation.ispartof: GLÁUKS
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