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Type: Tese
Title: Identidade Social, Mindfulness e Place attachment como drivers da Experiência Turística Memorável e seus consequentes: um estudo no Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Other Titles: Social Identity, Mindfulness and Place attachment as drivers of the Memorable Tourist Experience and its consequences: a study at the Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Authors: Sâmara Borges Macedo
First Advisor: Marlusa de Sevilha Gosling
First Referee: Roberto Gonzalez Duarte
Second Referee: Rodrigo Burkowski
Third Referee: Mirna de Lima Medeiros
metadata.dc.contributor.referee4: Gustavo Quiroga Souki
Abstract: A presente tese de doutorado buscou compreender as relações entre os motivadores de uma experiência turística memorável em um Festival nacionalmente conhecido e seus consequentes. O festival investigado foi o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, considerado o maior festival gastronômico do Brasil. Para o embasamento teórico e atingimento do objetivo da pesquisa, foram abordados no referencial temáticas como turismo e o consumidor, experiência turística memorável, bem-estar hedônico e bem-estar eudaimônico, intenção comportamental, festival attachment e place attachment, mindfulness, motivações e Social identity theory. A metodologia empregada foi do tipo quali-quanti. A primeira, qualitativa, investigou o que os consumidores entendem por festival e festival gastronômico, possibilitando uma definição brasileira para ambos conceitos. Ademais identificou os principais elementos que caracterizam os festivais e festivais gastronômicos, as principais motivações para a participação nesses e se há intenções de mudanças comportamentais pós-participação. Essa etapa foi desenvolvida por meio de grupos focais, num total de 22, realizados na Universidade Federal de Minas Gerais e de 16 entrevistas em profundidade realizadas no ano de 2017 na vigésima edição do evento. O exposto permitiu a construção de uma escala de mensuração de motivadores e consequentes de uma experiência turística memorável em festival, com alguns construtos inéditos e outros adaptados. Os construtos inéditos, podem assim ser considerados pois são totalmente voltados à realidade estudada e emergiram da etapa qualitativa, a saber: 1) construto motivações, composto por: motivação pessoal, profissional, social e excelência do festival; 2) construto bem-estar eudaimônico. Com a confecção da escala, usou-se a metodologia quantitativa para verificar a validade e confiabilidade de cada construto e, posteriormente, avaliar as relações estruturais entre os construtos do modelo. A coleta de dados foi realizada in loco, por meio de levantamento presencial no ano de 2018, na vigésima primeira edição do festival, obtendo-se um total de 734 questionários, sendo 653 válidos. Todo o percurso da tese possibilitou compreender as relações entre os motivadores de uma experiência turística memorável no maior festival de gastronomia do Brasil e seus consequentes. Com a avaliação das relações estruturais entre os construtos do modelo pode-se suportar as hipóteses do trabalho: H1: Experiência Turística Memorável impacta positivamente bem-estar; H2: Experiência Turística Memorável impacta positivamente intenção comportamental; H3: Experiência Turística Memorável impacta positivamente festival attachment; H4: Motivações impactam positivamente MTE; H5: Identificação social impacta positivamente Experiência Memorável; H6: Place attachment impacta positivamente Experiência Memorável; e H7: Mindfulness impacta positivamente Experiência Memorável. Somente a hipótese H4.2 (Motivação profissional impacta positivamente MTE) foi rejeitada. Os principais achados indicam que a vertente de SIT denominada identidade social é suficiente para influenciar a MTE. Sobre essa última, a pesquisa apontou que os itens cultura, amizades, receptividade local e novidade mostraram-se suficientes para representá-la nesse contexto. O trabalho contribui para maior robustez teórica, principalmente no que tange à tópicos ainda pouco explorados no contexto de festivais como a SIT, mindfulness, bem-estar eudaimônico e tópicos que apresentam interesse crescente como bem-estar hedônico, festival attachment e place attachment. Além de ampliar o campo de estudo, a tese possibilita aos gestores a melhor compreensão desse mercado visando à competitividade.
Abstract: The present doctoral thesis sought to understand the relationships between the motivators of a memorable tourist experience at a nationally known Festival and its consequences. The investigated festival was the Tiradentes Culture and Gastronomy Festival, considered the largest gastronomic festival in Brazil. For the theoretical basis and attainment of the research objective, the topics covered were tourism and consumer, memorable tourism experience, hedonic well-being and eudaimonic well-being, behavioral intention, festival attachment and place attachment, mindfulness, motivations and Social identity theory. The methodology used was of the quali-quanti type. The first, qualitative, investigated what consumers mean by festival and gastronomic festival, enabling a Brazilian definition for both concepts. Furthermore, it identified the main elements that characterize gastronomic festivals and festivals, the main motivations for participation in these and whether there are intentions for post-participation behavioral changes. This stage was developed by means of focus groups, totaling 22, carried out at the Federal University of Minas Gerais and 16 in-depth interviews carried out in 2017 in the twentieth edition of the event. The exposed allowed the construction of a scale for measuring motivators and consequent of a memorable tourist experience in festival, with some new constructs and others adapted. The unprecedented constructs can thus be considered as they are totally focused on the studied reality and emerged from the qualitative stage, namely: 1) motivations construct, composed of: personal, professional, social motivation and excellence of the festival; 2) eudaimonic well-being construct. With the making of the scale, the quantitative methodology was used to verify the validity and reliability of each construct and, subsequently, to evaluate the structural relationships between the constructs of the model. Data collection was carried out on the spot, through a face-to-face survey in 2018, in the twenty-first edition of the festival, obtaining a total of 734 questionnaires, 653 of which are valid. The entire course of the thesis made it possible to understand the relationships between the motivators of a memorable tourist experience at the largest gastronomy festival in Brazil and its consequences. With the assessment of structural relationships between the model's constructs, the hypotheses of the work can be supported: H1: Memorable Tourist Experience positively impacts well-being; H2: Memorable Tourist Experience positively impacts behavioral intention; H3: Memorable Tourist Experience positively impacts festival attachment; H4: Motivations positively impact MTE; H5: Social identification positively impacts Memorable Experience; H6: Place attachment positively impacts Memorable Experience; and H7: Mindfulness positively impacts Memorable Experience. Only hypothesis H4.2 (Professional motivation positively impacts MTE) was rejected. The main findings indicate that the strand of SIT called social identity is sufficient to influence MTE. Regarding the latter, the research pointed out that the items culture, friendships, local receptivity and novelty proved to be sufficient to represent it in this context. The work contributes to greater theoretical robustness, especially with regard to topics that are still little explored in the context of festivals such as SIT, mindfulness, eudaimonic well-being and topics that have growing interest such as hedonic well-being, festival attachment and place attachment. In addition to expanding the field of study, the thesis enables managers to better understand this market with a view to competitiveness
Subject: Cultura e turismo
Identidade social
Turismo e gastronomia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46710
Issue Date: 19-Mar-2020
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