Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46719
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Edite Maria Oliveira da Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707581316608650pt_BR
dc.contributor.referee1Vinicius Mariano de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Lobato Martinspt_BR
dc.contributor.referee3Loque Arcanjo Júniorpt_BR
dc.contributor.referee4Ângelo Nonato Natale Cardosopt_BR
dc.creatorAna Carolina Malaquias Pietrapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939293572291052pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-27T20:43:06Z-
dc.date.available2022-10-27T20:43:06Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46719-
dc.description.abstractSeeking to analyze music bands as promoters of cultural activity and a source of social and behavioral research, this thesis aims to identify and study elements of the practice of three wind bands in the city of Pedro Leopoldo/MG: Corporação Musical Cachoeira Grande (1912), Corporação Musical São Sebastião de Vera Cruz de Minas (1911) and União Musical Nossa Senhora da Conceição (1932), in order to map sources that allow a narrative of local history, having as axis the power relations, conceptual dynamics and characteristics of the musical practice of the whole "band complex". Through the context of the bands' creation, the power relations existing in the negotiations, the sociability networks present in works composed for these groups, and also in other aspects of the practice, it was possible to perceive which historical, social, economic and cultural elements impacted the way of making music and the wind bands' path until the present day, besides the respective identity characteristics of each group. Seeking to understand the hierarchical relations between the maintaining institutions, conductors and musicians, through the Foucaultian perspective, the imbrications of the micro-physical of power were analyzed, within the negotiations and episodes of daily life and its historiographical trajectory. In this panorama, the conductor and composer Mário Pereira da Luz (1887-1962) is situated as an interband practice, allowing us to map the dynamics of social interactions through the networks of sociability reflected in his compositions. As a methodological process, the study of the practice emerged mainly through the crossing of different sources raised along the process, such as documentary, hemerographic, iconographic and videographic analysis. The research on the theme strengthens the importance of such corporations within the academy, in local contexts, assists in the maintenance, representativeness and valorization of the groups, and in the specific case of the bands that are the object of study, are a relevant record of part of their history and consequently of the city of Pedro Leopoldo. Although the sociocultural, historical and geographical characteristics are strong enough to have a direct impact on the musical activity of the three wind bands throughout their history, the result demonstrated completely different paths and performances in the contemporary world.pt_BR
dc.description.resumoBuscando analisar as bandas de música enquanto promotoras de atividade cultural e fonte de investigação social e comportamental, esta tese apresenta como objetivo a identificação e o estudo de elementos da prática das três bandas da cidade de Pedro Leopoldo/MG: a Corporação Musical Cachoeira Grande (1912), Corporação Musical São Sebastião de Vera Cruz de Minas (1911) e União Musical Nossa Senhora da Conceição (1932), a fim de mapear fontes que permitam uma narrativa da história local, tendo como eixo as relações de poder, dinâmicas conceituais e características da prática musical de todo “complexo banda”. Através do contexto de criação das bandas, das relações de poder existentes nas negociações, das redes de sociabilidade presentes em obras compostas para estes grupos e ainda em outros aspectos da prática, foi possível perceber quais elementos históricos, sociais, econômicos e culturais impactaram na forma de fazer música e no percurso das bandas até os dias atuais, além das respectivas características identitárias de cada grupo. Buscando compreender as relações hierárquicas entre instituições mantenedoras, maestros e músicos, através da perspectiva Foucaultiana foram analisadas as imbricações das teias microfísicas de poder, dentro das negociações e episódios do cotidiano e do seu trajeto historiográfico. Neste panorama, o maestro e compositor Mário Pereira da Luz (1887-1962) é situado como elo interbandas, permitindo mapear as dinâmicas das interações sociais através das redes de sociabilidade refletidas nas suas composições. Como processo metodológico, o estudo da prática emergiu principalmente através do cruzamento de diferentes fontes levantadas ao longo do processo, como a análise documental, hemerográfica, iconográfica e videográfica. A pesquisa sobre a temática fortalece a importância de tais corporações dentro da academia, nos contextos locais, auxilia na manutenção, representatividade e valorização dos grupos, e no caso específico das bandas objetos de estudo, são um registro relevante de parte de sua história e consequentemente da cidade de Pedro Leopoldo. Embora as características socioculturais, históricas e geográficas sejam suficientemente fortes para impactar diretamente na atividade musical das três bandas ao longo de sua história, o resultado demonstrou percursos e atuações na contemporaneidade completamente distintos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectBandapt_BR
dc.subjectCorporação Musicalpt_BR
dc.subjectMusicologiapt_BR
dc.subjectPedro Leopoldopt_BR
dc.subject.otherMusicologiapt_BR
dc.subject.otherBandas (Música) - Pedro Leolpodo (MG)pt_BR
dc.subject.otherMúsica, Sociedades, etcpt_BR
dc.title"Complexo banda": a prática das corporações musicais em Pedro Leopoldo/MGpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8753-9492pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese corrigida e pronta - Ana Carolina.pdf38.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons