Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46722
Type: Dissertação
Title: Máscaras no vazio: criação de canções experimentais a partir da prática interativa com violão e voz
Authors: Rubens Pereira de Souza Silva
First Advisor: Sérgio Freire Garcia
First Referee: Heloísa de Araújo Duarte Valente
Second Referee: Guilherme Augusto Soares de Castro
Third Referee: José Henrique Padovani Velloso
Abstract: Este trabalho aborda o processo de criação do conjunto de canções intitulado Máscaras no Vazio, analisando os processos técnico-criativos escolhidos e explorados em um contexto de isolamento social. O ponto de partida poético foi a elaboração de textos contendo reflexões sobre o isolamento, que foram posteriormente trabalhados dentro dos potenciais e das limitações oferecidos pela combinação de voz, violão e um sistema musical interativo, desenvolvido na linguagem de programação Max. A metodologia utilizada se aproxima do conceito de pesquisa-criação de Stévance e Lacasse (2017), onde reflexões sobre o universo da canção e as práticas exploratórias de processamentos interativos de áudio dão suporte ao processo criativo deste trabalho. O grande desafio e objetivo da pesquisa se encontra nas estratégias de interação entre o sistema, a voz e o violão. Foi desenvolvida uma variedade de controles baseados em descritores de áudio, cuja atividade em diferentes momentos da performance é determinada por presets; esses controles são complementados por três pedais digitais. A resultante sonora combina os sons diretos (e também de buffers gravados durante a própria performance) da voz e do violão com diversas transformações e superposições, que incluem granulação, prolongamento artificial, linhas de atraso variável, etc. Como resultado, foi realizada a gravação de uma performance do conjunto das canções e a discussão das diferentes questões surgidas durante o processo criativo.
Abstract: This work addresses the process of creating the set of songs entitled Máscaras no Vazio (Masks in the Void), analyzing the technical-creative processes chosen and explored in a context of social isolation. The poetic starting point was the elaboration of texts containing reflections on isolation, explored later within the potentials and limitations offered by the combination of voice, guitar, and an interactive musical system, developed in the Max programming language. The methodology used is close to the concept of research-creation formulated by Stévance and Lacasse (2017), where reflections on the universe of the song and the exploratory practices of interactive audio processing support the creative process of this work. The great challenge, or the main objective of this research, consisted of developing interactive strategies for the combined use of the system, the voice, and the guitar. Audio descriptors furnish the basis for varied controls, whose activity in different instants of the performance is determined by presets; three digital pedals complete the control section. The resulting sound combines the direct sounds (and buffers recorded during the performance) of the voice and guitar with various transformations, such as granulation, artificial prolongation, and variable delay lines. The dissertation resulted in the audio recording of one specific performance of the songs and the discussion of different issues raised during the creative process.
Subject: Música para violão
Criação Musical
Música e tecnologia
Som - Registro e reprodução - Técnicas digitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46722
Issue Date: 11-Feb-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rubens Silva - Dissertação.pdfMÁSCARAS NO VAZIO: criação de canções experimentais a partir da prática interativa com violão e voz3.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.