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Tipo: Tese
Título: Análise do modelo de aprendizagem em broncofibroscopia em simuladores com estudantes de medicina
Autor(es): Lais Meirelles Nicoliello Vieira
primer Tutor: Cassio da Cunha Ibiapina
primer Co-tutor: Leandro Fernandes Malloy-Diniz
Resumen: A broncoscopia é o exame endoscópico das vias aéreas indispensável na propedêutica pneumológica. Trata-se de procedimento complexo que requer o domínio de habilidades cognitivas e motoras para sua adequada realização. O aprendizado de procedimentos médicos é um processo complexo e atrelado a múltiplos fatores, como habilidade do aluno, eficácia do professor e interação aluno-professor. Para adequado aprendizado de habilidades, os alunos necessitam adquirir aspectos essenciais ao treinamento processual, como compreensão das indicações e contraindicações, risco-benefício, além de identificar suas próprias limitações. Baseado na Teoria da Carga Cognitiva (TCC), surgem modelos educacionais a fim de facilitar o aprendizado de iniciantes. Um deles é conhecido como modelling example, pelo qual o aprendizado ocorre a partir da observação de modelos (presenciais ou por vídeo), permitindo ao aluno entender o conceito abstrato da tarefa a ser aprendida. Uma das formas propostas para avaliação da retenção do conhecimento adquirido de determinada habilidade é por meio da aplicação do teste de fluência verbal semântica. Trata-se de teste validado e amplamente utilizado para avaliação cognitiva. Nesse contexto, o presente trabalho avaliou a metodologia de ensino modelling example no ensino de broncoscopia virtual em simulador com estudantes de medicina e a retenção do conhecimento em curto prazo (logo após o treinamento), médio prazo (quinze dias após o treinamento) e em longo prazo (doze meses após o treinamento), a partir das métricas do próprio simulador. Avaliou-se a carga cognitiva despendida para o aprendizado por meio da aplicação da escala validade de Paas. Avaliou-se a retenção do conhecimento em longo prazo (após doze meses) por meio do teste de fluência verbal semântica. O treinamento em simulador foi eficaz para ambos os grupos (p<0,05). Houve manutenção do conhecimento em médio prazo, com resultados semelhantes ao pós teste (p>0,05). Entretanto, o grupo modelling example apresentou desempenho superior ao grupo-controle nessas duas fases em todas as medidas avaliativas (p<0,001). Após 12 meses houve declínio das habilidades em ambos os grupos, mas o grupo modelling example apresentou desempenho superior (p<0,001). O treinamento no simulador proporcionou redução da carga cognitiva, porém com valor estatisticamente menor no grupo modelling example (p<0,001), conforme postula a TCC. Em relação a retenção do conhecimento em longo prazo, observou-se que o grupo modelling example apresentou maior número de acertos, uma rede menos densa, com mais links e diâmetro maior no teste de fluência verbal semântico. Dessa forma, observou-se que o emprego da metodologia de ensino modelling example permitiu retenção do conhecimento em broncosocopia em simulador em curto e médio prazo, associado à redução da carga cognitiva para seu aprendizado. Houve declínio das habilidades após doze meses sem treinamento, porém com resultados superiores em relação ao grupo-controle. Ademais, o teste de fluência verbal semântica evidenciou uma rede cognitiva de aprendizado em longo prazo melhor no grupo modelling example.
Abstract: Bronchoscopy is the endoscopic examination of the airways essential for pneumological propaedeutic. It is a complex procedure that requires domains of cognitive and motor skills for its proper performance. Learning medical procedures is a complex process and attached to multiples factors, such as student skill, teacher effectiveness and student-teacher interaction. For adequate skill learning, students need to acquire essential aspects of procedural training, such as understanding indications and contraindications, risk-benefit, in addition to identifying their own limitations. Based on the Cognitive Load Theory (CLT), educational models emerge to facilitate the learning process of beginners. One of them is known as modelling example, in which learning occurs from the observation of models (in person or by video), allowing the student to understand the abstract concept of the task to be learned. One of the proposed form to assess the retention of acquired knowledge of a certain skill is through the application of the semantic verbal fluency test. It is a validated and widely used test for cognitive assessment. In this context, the present study evaluated the modelling example methodology in the teaching of virtual bronchoscopy in a simulator with medical students and the retention of knowledge in the short term (right after training), medium term (fifteen days after training) and in long term (twelve months after training), based on the metrics of the simulator. The Paas validity scale evaluated the cognitive load spent on learning. The long-term retention of knowledge (after twelve months) was evaluated by the semantic verbal fluency test. Simulation-based training was effective for both groups (p<0.05). Knowledge was retained in the medium term as the results were similar to the post-test results (p>0.05). However, the modelling example group outperformed the control group in these two phases in all measures (p<0.001). After 12 months, there was a decline in skill in both groups, but the intervention group performed better (p<0.001). Simulation-based training reduced cognitive load, but the modeling example group presented a statistically lower value (p<0.001), as postulated by CLT. The semantic verbal fluency showed a better cognitive learning in the modelling example group regarding long-term knowledge retention, with higher number of correct answers, a less dense net, more links and a larger diameter. Thus, it was observed that using the modelling example methodology allowed the retention of knowledge in bronchoscopy in a simulator in the short and medium term, associated with the reduction of the cognitive load for the learning. There was a decline in skills after twelve months without training, but with superior results compared to the control-group. Furthermore, the semantic verbal fluency test showed a better cognitive net for long-term learning in the modelling example group.
Asunto: Broncoscopia
Ciência Cognitiva
Treinamento por Simulação
Contraindicações
Modelos Educacionais
Semântica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46740
Fecha del documento: 7-jul-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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