Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46772
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dc.creatorMaria Teresa Mendes Pereirapt_BR
dc.creatorAna Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.creatorNathan Henrique da Silvapt_BR
dc.creatorPedro Henrique do Carmo Souzapt_BR
dc.creatorSamuel Ferreira Gilpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T21:21:23Z-
dc.date.available2022-10-31T21:21:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage305pt_BR
dc.citation.epage318pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869339pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46772-
dc.description.resumoO presente Projeto de Pesquisa está sendo desenvolvido por um grupo de alunos do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) participantes da Disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) Clube de Ciências, todos do Terceiro Ciclo de Formação Humana. Sob a orientação da monitora do Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, Maria Teresa Mendes Pereira (graduanda do Curso de Ciências Biológicas), e supervisão da Professora Ana Cristina Ribeiro Vaz, o Clube de Ciências é um GTD pensado para formar pesquisadores, trabalhando para o letramento científico. O tema do projeto foi pensado pelos estudantes em confluência com o tema da 6ª FEBRAT – Ciências para redução das desigualdades, com objetivo de pesquisar como diferenças físicas e comportamentais levam a desigualdades sociais. Como ações para alcançar o objetivo foi elaborado e aplicado um questionário a alunos e professores do CP/EBAP/UFMG. Através dos dados obtidos espera-se perceber com o público alvo se comporta em relação às minorias sociais, se possuem comportamentos sexistas, LGBTfóbicos, racistas, gordofóbicos, de intolerância religiosa, entre outros. Os dados obtidos serão divulgados no colégio, juntamente com uma campanha em luta contra esses preconceitos, incentivando que a comunidade da escola respeite as diferenças. A análise inicial dos dados já mostra que, infelizmente, parte significativa dos membros do Terceiro Ciclo possui e/ou pratica preconceitos em diversas esferas sociais. Essa amostragem inicial, apesar de negativa, nos mostra a importância dessa pesquisa estar sendo realizada na escola e a necessidade urgente de uma intervenção que realmente atinja essas pessoas. Durante a apresentação no evento os proponentes irão fazer um experimento para introduzir o tema, mostrando as diferenças entre elementos químicos que não se misturam, por exemplo, água e óleo, mas que, ao adicionar detergente, o óleo e a água se “misturam”, de modo a fazer os visitantes da feira, associar isso às diferenças e desigualdades sociais e demonstraremos como podemos mudar isso na química e na nossa sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subject.otherRacismo na educaçãopt_BR
dc.subject.otherPreconceitospt_BR
dc.subject.otherAssédio nas escolaspt_BR
dc.titleDiscriminações sociais, o que a ciência pode fazer?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2560-1091pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

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