Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46774
Type: Tese
Title: "Complexo banda" : a prática das corporações musicais em Pedro Leolpodo/MG
Authors: Ana Carolina Malaquias
First Advisor: Edite Maria Oliveira da Rocha
First Referee: Vinícius Mariano de Carvalho
Second Referee: Marcos Lobato Martins
Third Referee: Loque Arcanjo Junior
metadata.dc.contributor.referee4: Ângelo Nonato Natale Cardoso
Abstract: Buscando analisar as bandas de música enquanto promotoras de atividade cultural e fonte de investigação social e comportamental, esta tese apresenta como objetivo a identificação e o estudo de elementos da prática das três bandas da cidade de Pedro Leopoldo/MG: a Corporação Musical Cachoeira Grande (1912), Corporação Musical São Sebastião de Vera Cruz de Minas (1911) e União Musical Nossa Senhora da Conceição (1932), a fim de mapear fontes que permitam uma narrativa da história local, tendo como eixo as relações de poder, dinâmicas conceituais e características da prática musical de todo “complexo banda”. Através do contexto de criação das bandas, das relações de poder existentes nas negociações, das redes de sociabilidade presentes em obras compostas para estes grupos e ainda em outros aspectos da prática, foi possível perceber quais elementos históricos, sociais, econômicos e culturais impactaram na forma de fazer música e no percurso das bandas até os dias atuais, além das respectivas características identitárias de cada grupo. Buscando compreender as relações hierárquicas entre instituições mantenedoras, maestros e músicos, através da perspectiva Foucaultiana foram analisadas as imbricações das teias microfísicas de poder, dentro das negociações e episódios do cotidiano e do seu trajeto historiográfico. Neste panorama, o maestro e compositor Mário Pereira da Luz (1887-1962) é situado como elo interbandas, permitindo mapear as dinâmicas das interações sociais através das redes de sociabilidade refletidas nas suas composições. Como processo metodológico, o estudo da prática emergiu principalmente através do cruzamento de diferentes fontes levantadas ao longo do processo, como a análise documental, hemerográfica, iconográfica e videográfica. A pesquisa sobre a temática fortalece a importância de tais corporações dentro da academia, nos contextos locais, auxilia na manutenção, representatividade e valorização dos grupos, e no caso específico das bandas objetos de estudo, são um registro relevante de parte de sua história e consequentemente da cidade de Pedro Leopoldo. Embora as características socioculturais, históricas e geográficas sejam suficientemente fortes para impactar diretamente na atividade musical das três bandas ao longo de sua história, o resultado demonstrou percursos e atuações na contemporaneidade completamente distintos.
Abstract: Seeking to analyze music bands as promoters of cultural activity and a source of social and behavioral research, this thesis aims to identify and study elements of the practice of three wind bands in the city of Pedro Leopoldo/MG: Corporação Musical Cachoeira Grande (1912), Corporação Musical São Sebastião de Vera Cruz de Minas (1911) and União Musical Nossa Senhora da Conceição (1932), in order to map sources that allow a narrative of local history, having as axis the power relations, conceptual dynamics and characteristics of the musical practice of the whole "band complex". Through the context of the bands' creation, the power relations existing in the negotiations, the sociability networks present in works composed for these groups, and also in other aspects of the practice, it was possible to perceive which historical, social, economic and cultural elements impacted the way of making music and the wind bands' path until the present day, besides the respective identity characteristics of each group. Seeking to understand the hierarchical relations between the maintaining institutions, conductors and musicians, through the Foucaultian perspective, the imbrications of the micro-physical of power were analyzed, within the negotiations and episodes of daily life and its historiographical trajectory. In this panorama, the conductor and composer Mário Pereira da Luz (1887-1962) is situated as an interband practice, allowing us to map the dynamics of social interactions through the networks of sociability reflected in his compositions. As a methodological process, the study of the practice emerged mainly through the crossing of different sources raised along the process, such as documentary, hemerographic, iconographic and videographic analysis. The research on the theme strengthens the importance of such corporations within the academy, in local contexts, assists in the maintenance, representativeness and valorization of the groups, and in the specific case of the bands that are the object of study, are a relevant record of part of their history and consequently of the city of Pedro Leopoldo. Although the sociocultural, historical and geographical characteristics are strong enough to have a direct impact on the musical activity of the three wind bands throughout their history, the result demonstrated completely different paths and performances in the contemporary world.
Subject: Musicologia
Bandas (Música) - Pedro Leolpodo (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46774
Issue Date: 22-Dec-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese corrigida e pronta - Ana Carolina.pdf38.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons