Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46791
Type: Tese
Title: O artesanato da cultura escolar: processos intraescolares que se relacionam com a construção social do aluno na Educação Infantil
Other Titles: The handicraft of school culture: intraschool processes in the student social construction in Early Childhood Education
Authors: Regina Lucia Fernandes de Albuquerque
First Advisor: Tânia de Freitas Resende
First Referee: Mariane Campelo Koslinski
Second Referee: Lisandra Ogg Gomes
Third Referee: Vanessa Ferraz Almeida Neves
metadata.dc.contributor.referee4: Cibele Noronha de Carvalho
Abstract: A tese investiga alguns elementos dos processos intraescolares na Educação Infantil, em duas turmas da pré-escola, à luz do referencial teórico da Sociologia da Educação, seguindo uma tendência de estudos internacionais que focalizam essa etapa da Educação Básica (BORGE, MELHUISH, 1995; MELHUISH et al, 2000; 2001; 2002; MELHUISH, 2004a; 2004b; SLOT, LERKKANEN, MARJA-KRISTIINA, LESEMAN, 2015; MELHUISH, EREKY-STEVENS, et al, 2015; NICHD, 2002; SLOT, et al, 2015; SYLVA, et al, 2008) - tendência ainda incipiente no Brasil. Teve como objetivo analisar as práticas engendradas no cotidiano escolar que buscam a construção social do aluno (BURGOS, 2014), tendo por referência um ideário de “bom aluno” presente na cultura escolar. Um segundo objetivo busca relacionar as práticas de construção social do aluno com as expectativas institucionais sobre as crianças da Educação Infantil, nas duas turmas foco do estudo. A pesquisa foi realizada em duas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, situadas na Zona Norte do município, que se diferenciam pelo nível socioeconômico de suas respectivas regiões censitárias de localização e que atendem, simultaneamente, turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Caracteriza-se por pesquisa qualitativa, com utilização de ferramentas para coleta de dados: 1) observação de aulas com crianças na faixa etária de cinco anos (uma turma em cada escola); 2) entrevistas semiestruturadas com professoras das turmas e coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, em ambas as escolas. Também foram utilizadas algumas ferramentas de coleta de dados comuns em pesquisas quantitativas, a saber, a utilização de dados secundários do Censo Escolar 2018 e Censo 2010, com fins de caracterização das escolas. A análise dos resultados obtidos indicou elementos que se associam à construção social do aluno, ou seja, um conjunto de práticas intraescolares que se engendram num movimento de conversão da criança em aluno; movimento esse que parece ser o principal orientador da ação pedagógica desenvolvida em relação às duas turmas, a qual se mostra, então, como um “artesanato” cotidiano da cultura escolar. Nesse “artesanato”, as expectativas institucionais voltam-se mais para comportamentos esperados do que, necessariamente, para aquisições cognitivas; e elementos ligados a marcadores como gênero, religião, território de localização da escola ou de residência da família das crianças são acionados de modo a enfatizar os comportamentos valorizados na cultura escolar.
Abstract: The dissertation investigates some elements of intraschool processes in Early Childhood Education, using the theoretical framework of the Sociology of Education. This follows a trend of international studies that focus in Early Childhood Education (BORGE, MELHUISH, 1995; MELHUISH et al, 2000; 2001; 2002; MELHUISH, 2004a; 2004b; SLOT, LERKKANEN, MARJA-KRISTIINA, LESEMAN, 2015; MELHUISH, EREKY-STEVENS, et al, 2015; NICHD, 2002; SLOT, et al, 2015; SYLVA, et al, 2008). Its objective was to analyze the institutional expectations of the students of Early Childhood Education in the two schools of the study. The analysis of the relationship of these expectations with practices that seek the social construction of the student (BURGOS, 2014), having as reference an ideal of 'good student' (BURGOS, 2014) present in school culture was a second objective. The research was on two Municipal schools of Belo Horizonte, located in the North Zone of the city. The school's neighborhoods have different socioeconomic levels in their population. It is qualitative research that used: 1) observation of classes with children aged five years (one class in each school); 2) semistructured interviews with teachers and pedagogical coordinators of Early Childhood Education, in both schools. It also used data collection tools as data from the 2018 School Census and 2010 Census to characterize schools. The results indicated elements that are associated with the social construction of the student, that is, a set of intraschool practices that are designed in a movement of conversion of the child into a student. This movement seems to be the main guide of the pedagogical action developed concerning the two groups as a daily 'craft' of the school culture. In this 'craft' institutional expectations focus more on expected behaviors than on cognitive acquisitions, and elements such as gender, religion, and students' neighborhood, are activated to emphasize the behaviors valued in the school culture.
Subject: Sociologia educacional
Educação de crianças
Ambiente escolar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46791
Issue Date: 31-Aug-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.