Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46794
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Suzana dos Santos Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7926600962920347 | pt_BR |
dc.creator | Lorraine Maciel de Moura | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7211008157341758 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-01T12:44:33Z | - |
dc.date.available | 2022-11-01T12:44:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/46794 | - |
dc.description.resumo | Os programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil vêm ganhando, progressivamente, destaque nas últimas décadas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, tendo como propósito a qualidade do ensino e da pesquisa, a partir do desenvolvimento de estudos científicos, formando mestres e doutores em diversas áreas do conhecimento. Assim sendo, esta pesquisa quanti-qualitativa teve como objetivo investigar as percepções avaliativas dos egressos do Programa de Pós- graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG), concluintes do mestrado e/ou doutorado do decênio de 2010 a 2020. Quanto ao problema de pesquisa, focalizou-se na seguinte questão: como os egressos do PPGE avaliam o curso sob o ponto de vista da formação, da qualidade do ensino e da inserção profissional? Esse problema deu origem a outras indagações, vinculadas às trajetórias acadêmica e profissional dos egressos. Em relação à metodologia, o trabalho envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e estudo exploratório. Sendo que para a obtenção dos dados, foi utilizada a ferramenta de questionário on-line survey e a entrevista semiestruturada cuja análise de dados se desenvolveu com base na Análise de Conteúdo, pautada nas contribuições de Bardin (2016). Quanto ao referencial teórico, esta pesquisa fundamentou-se em autores que investigam programas de pós-graduação em Educação, as regulamentações acerca da pós-graduação no país, recomendadas pela Capes, assim como pesquisas que evidenciam a relevância dos egressos na avaliação institucional. Desse modo, os resultados destacam a relevância das percepções dos egressos para um projeto de avaliação institucional, nesse sentido, dar voz a eles estimula e contribui efetivamente para a qualidade do Programa. Ademais, o estudo revela, também, a importância da pós-graduação stricto sensu para a inserção e o aprimoramento profissional dos egressos no magistério superior, uma vez que esse nível de formação permitiu um impacto positivo no que concerne ao desenvolvimento profissional no campo da Educação. Bem como, a formação recebida promoveu a capacidade do senso crítico-reflexivo acerca das questões educacionais na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional. | pt_BR |
dc.subject | Programa de Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Inserção profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Pós-graduação - Avaliação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes universitários - Pós-graduação - Avaliação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores universitários - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores universitários - Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.title | Trajetórias acadêmica e profissional: estudo das percepções dos egressos sobre as contribuições de um programa de pós-graduação em educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4811-2864 | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Lorraine Maciel - Versão Final 25-10-2022.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.