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dc.contributor.advisor1Suzana dos Santos Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7926600962920347pt_BR
dc.creatorLorraine Maciel de Mourapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211008157341758pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-01T12:44:33Z-
dc.date.available2022-11-01T12:44:33Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46794-
dc.description.resumoOs programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil vêm ganhando, progressivamente, destaque nas últimas décadas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, tendo como propósito a qualidade do ensino e da pesquisa, a partir do desenvolvimento de estudos científicos, formando mestres e doutores em diversas áreas do conhecimento. Assim sendo, esta pesquisa quanti-qualitativa teve como objetivo investigar as percepções avaliativas dos egressos do Programa de Pós- graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG), concluintes do mestrado e/ou doutorado do decênio de 2010 a 2020. Quanto ao problema de pesquisa, focalizou-se na seguinte questão: como os egressos do PPGE avaliam o curso sob o ponto de vista da formação, da qualidade do ensino e da inserção profissional? Esse problema deu origem a outras indagações, vinculadas às trajetórias acadêmica e profissional dos egressos. Em relação à metodologia, o trabalho envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e estudo exploratório. Sendo que para a obtenção dos dados, foi utilizada a ferramenta de questionário on-line survey e a entrevista semiestruturada cuja análise de dados se desenvolveu com base na Análise de Conteúdo, pautada nas contribuições de Bardin (2016). Quanto ao referencial teórico, esta pesquisa fundamentou-se em autores que investigam programas de pós-graduação em Educação, as regulamentações acerca da pós-graduação no país, recomendadas pela Capes, assim como pesquisas que evidenciam a relevância dos egressos na avaliação institucional. Desse modo, os resultados destacam a relevância das percepções dos egressos para um projeto de avaliação institucional, nesse sentido, dar voz a eles estimula e contribui efetivamente para a qualidade do Programa. Ademais, o estudo revela, também, a importância da pós-graduação stricto sensu para a inserção e o aprimoramento profissional dos egressos no magistério superior, uma vez que esse nível de formação permitiu um impacto positivo no que concerne ao desenvolvimento profissional no campo da Educação. Bem como, a formação recebida promoveu a capacidade do senso crítico-reflexivo acerca das questões educacionais na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação institucional.pt_BR
dc.subjectPrograma de Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Pós-graduação - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitários - Pós-graduação - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores universitários - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores universitários - Mercado de trabalhopt_BR
dc.titleTrajetórias acadêmica e profissional: estudo das percepções dos egressos sobre as contribuições de um programa de pós-graduação em educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4811-2864pt_BR
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Dissertação Lorraine Maciel - Versão Final 25-10-2022.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open


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