Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rousiley Celi Moreira Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5757752493729727pt_BR
dc.contributor.referee1Elton Antunespt_BR
dc.contributor.referee2Regina Helena Alves da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Ricardo Fabrino Mendonçapt_BR
dc.creatorGabriella Hauber Pimentelpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8004129695354037pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-01T16:32:44Z-
dc.date.available2022-11-01T16:32:44Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46816-
dc.description.abstractThis research discusses how emotions relate to arguments against and in favor of the reduction of the minimum age of criminal responsibility in Brazil and what they reveal about the way the adolescents are seen and perceived. The role of emotions is a controversial issue in deliberation studies and yet not explored enough empirically. Our analysis is carried out from three deliberative arenas: public hearings and meetings in the National Congress, a Facebook page (18 Reasons) and news published by UOL portal, in the years 2013 and 2015. Much of the work that seek to grasp the emotions empirically adopts a lexicon criteria (word identification) or apply questionnaires to participants in a deliberative process. The material we set out to analyze doesn't allow us to use such methods, só we created four categories of emotions expression (anger/hate, compassion, fear, and anger). We seek to associate the speech acts with these emotions. To develop our analysis we departed from the studies on deliberative system, emotion and deliberation. As a methodological option, we did a systematic qualitative analysis of the material collected in the three proposed environments. The units of analysis are the speech acts, which are analyzed according to the following categories: i) type of emotion mobilized; II) to whom the emotion is intended; III) relation to the arguments circulating in the public sphere; and IV) characterization of the adolescents. In our analysis, we found out that the same emotion can show up in arguments against and in favor of the reduction and that the target object is the main difference between these positions. Thus, we seek in our work to deny the dichotomy between reason and emotion and avoid classifying emotions as positive or negative, and to discuss how the different settings of the environment relates to the expression of emotions.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende discutir como as emoções se relacionam aos argumentos contrários e favoráveis à redução da maioridade penal no Brasil e o que elas revelam sobre a imagem que se tem dos adolescentes autores de atos infracionais. O papel das emoções é um tema controverso e polêmico nos estudos sobre deliberação, contudo, ainda pouco explorado empiricamente. Nossa análise é realizada a partir de três arenas deliberativas: audiências públicas e reuniões no Congresso Nacional, uma página do site de rede social Facebook (18 Razões) e notícias veiculadas pelo Portal Uol, nos anos de 2013 e 2015. Grande parte dos trabalhos que buscam apreender as emoções empiricamente adota o critério léxico (identificação de palavras) ou a aplicação de questionários aos participantes de um processo deliberativo. O material que nos propusemos analisar não nos permite utilizar tais metodologias, criamos, então, quatro categorias de expressão de emoções (cólera/ódio; compaixão; temor; e indignação), que buscamos associar aos proferimentos relacionados ao debate sobre a redução da maioridade penal. Para realizar a análise, partimos dos estudos sobre sistema deliberativo, emoção e deliberação. Como opção metodológica, fazemos uma análise qualitativa sistemática do material coletado nos três ambientes propostos. As unidades de análise são os proferimentos, que são analisados de acordo com as seguintes categorias: I) tipo de emoção mobilizada; II) a quem a emoção se destina; III) relação do proferimento com os argumentos que circulam na esfera pública; e IV) caracterização dos adolescentes. Em nossa análise, identificamos que uma mesma emoção pode estar presente em argumentos contrários e favoráveis à redução, sendo o objeto de destino a principal diferença entre os posicionamentos. Dessa forma, buscamos, em nosso trabalho, negar a dicotomia entre razão e emoção e evitar classificar as emoções como positivas ou negativas, além de discutir como as diferentes configurações dos ambientes se relacionam à expressão de emoções.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocracia deliberativapt_BR
dc.subjectSistema deliberativopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectRedução da maioridade penalpt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherDemocracia - Tesespt_BR
dc.subject.otherEmoções - Tesespt_BR
dc.subject.otherMaioridade - Tesespt_BR
dc.subject.otherResponsabilidade penal - Tesespt_BR
dc.titleO papel das emoções na deliberação : o debate sobre a redução da maioridade penal no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_Gabriella_Hauber.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.