Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46860
Type: Tese
Title: Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
Other Titles: Choreography of sensations : body, dance and philosophy.
Authors: Ana Rita Nicoliello Lara Leite
First Advisor: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
First Referee: Mariana de Toledo Barbosa
Second Referee: Walter Romero Menon Junior
Third Referee: Roberto Charles Feitosa de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Virgínia de Araujo Figueiredo
Abstract: O desejo que anima esta tese é a de contribuir para uma filosofia do corpo vivo, a partir de uma composição de conceitos filosóficos, coletados principalmente da filosofia de Gilles Deleuze, com pensamentos e práticas provindos da dança. A tese é composta de quatro movimentos:1) No movimento do DESENHO, inspirada pelo mito grego do labirinto, exponho alguns paradoxos que concernem ao corpo; traço a estratégia de tratar a dança, suas operações de força e de sentido, a partir do conceito de gesto e de seu elemento fundante, a gravidade; por fim, delimito meu campo, propondo o conceito de dança intempestiva, entendida sob três perspectivas: a (est)ética da diferença, a epistemologia prática e a coreopolítica. 2) No movimento da QUEDA, exploro o tema do pensamento a partir de um diálogo entre os dançarinos e dançarinas de contato improvisação e Deleuze. Proponho uma modulação do conceito de pensamento e de consciência que não se pauta no dualismo mente-corpo, a partir dos conceitos deleuzeanos de atual e virtual, bem como do conceito de sensação de consciência, inspirado em Steve Paxton e Nita Little. 3) No movimento do POVOAMENTO, dedico-me a pensar o tema do espaço, do sensível e de seus elementos constituintes: as intensidades. Parto da performance Self Unfinished, do dançarino e coreógrafo Xavier Le Roy, para defender que a dança é programa para constituir e colocar em circulação corpos sem órgãos ou corpos de sensação. 4) No movimento da REPETIÇÃO, são algumas práticas de repetição no universo da dança que disparam o pensamento sobre o tempo. Proponho uma análise das três sínteses do tempo e do conceito Deleuze-Guattariano de ritornelo para explorar a repetição na dança, como retorno da diferença.
Abstract: The desire that animates this dissertation is to contribute to a philosophy of the living body, by the composition of philosophical concepts, collected mainly from Gilles Deleuze’s philosophy, and some thoughts and practices from contemporary dance. The thesis is composed of five movements:1) In DRAWING, inspired by the greek myth of the labyrinth, I expose some paradoxes concerning the body; I trace the strategy of dealing with dance, its force and meaning operations, based on the concept of gesture and its founding element, gravity; finally, I delimit my field, proposing the concept of untimely dance understood from three perspectives: the (aesth)etic of difference, practical epistemology and choreopolitics; 2) In FALLING, I explore the theme of thought by a dialogue between contact improvisation dancers and Deleuze. I propose a modulation of the concepts of thought and consciousness not based on mind-body dualism, but grounded on Deleuzian concepts of actual and virtual, as well as on the concept sensation of consciousness, inspired in Steve Paxton and Nita Little. 3) In PEOPLING, I engage myself in thinking about the space, the sensible and its constituent elements: the intensities. I start from Xavier Le Roy’s performance Self Unfinished, to defend that dance is a program to constitute and to put into circulation bodies without organs or bodies of sensation. 4) In REPEATING, I start with some repetition practices in dance universe to think about time. I propose an analysis of the three syntheses of time as well as the Deleuze and Guattari’s concept of refrain to explore the repetition in dance, as the return of the difference.
Subject: Filosofia - Teses
Dança - Teses
Diferença (Filosofia) - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46860
Issue Date: 11-Jul-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COREOGRAFIA DAS SENSAÇÕES - paginação correta.pdf5.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons