Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46863
Type: Tese
Title: Práticas comunicacionais em educação transmídia : estudo de caso de escola pública de Moçambique
Authors: Jane Alexandre Zefanias Mutsuque
First Advisor: Geane Carvalho Alzamora
First Referee: Maria Aparecida Moura
Second Referee: Carla Viana Coscarelli
Third Referee: Conrado Moreira Mendes
Abstract: A presente tese doutoral buscou compreender em que medida as práticas comunicacionais transmídia poderiam contribuir para mobilizar e engajar alunos na aprendizagem escolar. Nossa abordagem está baseada na noção de narrativa transmídia, que se inscreve na convergência midiática, (JENKINS, 2009), caracterizada pela produção de conteúdos/histórias e distribuição em multiplataformas de mídia, sendo que cada uma contribui para a construção da narrativa global. No domínio da educação transmídia configura a noção de educação transmídia, aqui entendida como dinâmica comunicacional capaz de impulsionar conexões, criatividade e engajamento, aprimorando experiências críticas de aprendizagem (GAMBARATO; ALZAMORA; TÁRCIA, 2020). Desenvolvemos este estudo por constatarmos lacunas no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em Moçambique e considerarmos oportuno o recurso a dinâmicas transmídia para fomentar a aprendizagem no contexto escolar de sala de aula. Para isso, procuramos compreender, de que modo e em que medida as práticas comunicacionais transmídia poderiam contribuir para mobilizar e engajar alunos, de escola pública, em ações de produção e leitura de textos, em língua portuguesa. No estudo, fazemos a contextualização da educação em Moçambique, tomando como base os processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e do consumo mediático entre os jovens. Metodologicamente, privilegiamos a triangulação de procedimentos: o bibliográfico, cuja ação centrou-se na fundamentação teórica sobre a problematização da pesquisa e contextualização da temática da tese; observação participante, tendo como objeto aspetos em torno da interação entre os alunos e o professor; e pesquisa-ação, cujas ações responderam a um ciclo de atividades que tem a finalidade aprimorar as práticas de leitura e escrita através da articulação de três dimensões: mobilização e engajamento, lógica de utilização de plataformas de mídia e expansão de conteúdo. A estratégia principal assentou no uso de narrativa em torno do tema coronavírus e desinformação, a partir do qual utilizamos diferentes recursos de linguagem para aceder e narrar histórias. A execução do experimento passou por três momentos: pesquisa, discussão e divulgação de conteúdos produzidos. Como resultado, constatamos elevado índice de mobilização e engajamento dos alunos, em relação aos conteúdos programáticos, com vista a fortalecer os mecanismos comunicacionais na ação educativa. Constatamos também haver lacunas em relação à abordagem, na escola, sobre literacia midiática. Concluímos que o uso de narrativa transmídia na educação, em contexto de sala de aula, é um fator agregador para aprimorar a aprendizagem escolar; para incitar a pesquisa, reflexão, convivência crítica e diálogo, o que contribui para mobilizar e engajar alunos no contexto de sala de aula.
Abstract: The present doctoral thesis sought to understand to what extent transmedia communication practices could contribute to mobilize and engage students in school learning. Our approach is based on the notion of transmedia narrative, which is inscribed in the media convergence, (JENKINS, 2009), characterized by the production of content/stories and distribution in multiplatform media, each one contributing to the construction of the global narrative. In the field of transmedia education, the notion of transmedia education is configured, here understood as a communicational dynamic capable of boosting connections, creativity and engagement, enhancing critical learning experiences (GAMBARATO; ALZAMORA; TÁRCIA, 2020). We developed this study because we observed gaps in the Portuguese language teaching-learning process in Mozambique and considered opportune the use of transmedia dynamics to foster learning in the classroom context. For this, we seek to understand how and to what extent the transmedia communicational practices could contribute to mobilize and engage public school students in actions of production and reading of texts in Portuguese language. In the study, we contextualize the education in Mozambique, taking as a basis the Portuguese language teaching and learning processes and the media consumption among young people. Methodologically, we favored the triangulation of procedures: the bibliographical, whose action focused on the theoretical foundation on the problematization of research and contextualization of the thesis theme; participant observation, taking as its object aspects around the interaction between students and teacher; and action research, whose actions responded to a cycle of activities that aims to improve the practices of reading and writing through the articulation of three dimensions: mobilization and engagement, logic of use of media platforms and expansion of content. The main strategy was based on the use of narrative around the theme coronavirus and misinformation, from which we used different language resources to access and narrate stories. The execution of the experiment went through three moments: research, discussion, and dissemination of the produced content. As a result, we found a high level of mobilization and engagement from the students, in relation to the programmatic contents, in order to strengthen the communicational mechanisms in the educational action. We also found that there are gaps in relation to the approach, at school, about media literacy. We conclude that the use of transmedia narrative in education, in the classroom context, is an aggregating factor to improve school learning; to incite research, reflection, critical coexistence and dialogue, which contributes to mobilize and engage students in the classroom context.
Subject: Comunicação - Teses
Educação - Teses
Pesquisa-ação - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46863
Issue Date: 31-Oct-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Versão Final - MUTSUQUE, Jane.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons