Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46867
Type: Monografia (especialização)
Title: Projeto de aprimoramento da atuação da equipe de saúde bucal no programa saúde na escola, do município de Conceição de Ipanema, Minas Gerais
Authors: Alisson Queiroz Silva
First Advisor: Ayla Norma Ferreira Matos
First Referee: Simone Dutra Lucas
Second Referee: Ayla Norma Ferreira Matos
Abstract: A integração da Equipe de Saúde Bucal (ESB) no Programa Saúde na Escola (PSE) é recente, por isso, revela muitas dificuldades a serem enfrentadas pelas equipes. O objetivo deste trabalho foi elaborar um projeto de intervenção para aprimorar e ampliar a atuação da ESB no PSE, do município de Conceição de Ipanema/MG. Foi realizada uma busca sistematizada de artigos científicos, publicados entre 2005 e 2015, a partir das bases de dados do Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e publicações do Ministério da Saúde. A pesquisa foi guiada pelos descritores: saúde bucal, saúde na escola, saúde da família e atenção primária à saúde, e realizada no período de 01 de junho a 31 de julho de 2014. Após a revisão, foi elaborado um plano de intervenção, de acordo com o módulo de Planejamento e Avaliação das Ações em Saúde do Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família. A falta de planejamento das ações da ESB prejudica a educação das crianças quanto à saúde bucal e eleva os índices de doenças bucais. É de grande importância e justifica a implementação dos programas de prevenção e promoção à saúde bucal. É necessário, também, que os profissionais da ESB atuem, junto aos professores, na formação e na conscientização das crianças em fase escolar, uma vez que este momento de aprendizagem é ideal para abordá-las. O projeto é considerado viável, por ser de fácil execução e ter baixo custo, além de ser dever dos profissionais da Odontologia garantir a saúde bucal dos escolares.
Abstract: The integration of Oral Health Team (OHT) in the School Health Program (SHP) is recent, so it reveals many difficulties to be faced by the teams. The objective of this study was to develop an intervention project to enhance the performance of OHT in the SHP, in the municipality of Conceição de Ipanema/MG. A systematic literature search was taken, published articles between 2005 and 2015, from the bottom: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Ministry of Health publications. The search was guided by the descriptors: oral health, school health, family health and primary health care, and held from June 1 to July 31, 2014. After review, an action plan was drawn up, according to the module Planning and Evaluation of the Health Actions of the Specialization Course in Health Family Strategy. The lack of planning of OHT's actions affect the education of children about oral health and increasing rates of oral diseases. This fact is very important and justifies the implementation of oral health prevention and promotion programs. It is necessary for professionals of OHT act, with teachers, training and awareness of school children, in this ideal moment of learning to approach them. The project is considered possible because it is easy to perform and is inexpensive, and it is the duty of dental professionals ensure the oral health of schoolchildren.
Subject: Educação em Saúde Bucal
Serviços de Saúde Escolar
Atenção Primária à Saúde
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46867
Issue Date: 8-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Estratégia Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Alisson Queiroz Silva.pdf346.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.