Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46875
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise de minicontos publicados em meio digital: organização retórica e projeção de sentidos
Authors: André Alexandre Santos Tavares
First Advisor: Jairo Venício Carvalhais Oliveira
First Referee: Danúbia Aline Silva Sampaio
Second Referee: Carmen Starling Bergamini Grijó
Abstract: O presente trabalho toma como objeto de investigação o gênero textual miniconto, focalizando a análise de suas características sociocomunicativas (condições de produção, circulação e recepção) e a descrição de sua organização retórica, com o intuito de compreender como tais recursos podem contribuir para o ensino desse gênero em aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa, de natureza documental e de base qualitativa, buscou ancoragem teórica nos trabalhos de Bakhtin (2001) sobre os gêneros do discurso e nos postulados da Teoria da Estrutura Retórica dos Textos (RST), com ênfase nas pesquisas de Mann & Thompson (1988, Antonio (2003) e Decat (2010). Além disso, com base na literatura da área, buscou-se também a contribuição de estudos gerais sobre o miniconto, a fim de uma melhor compreensão dos parâmetros que caracterizam a sua constituição e o seu funcionamento nas práticas sociais de uso da linguagem. Para a realização da descrição e da análise de textos representativos desse gênero, foram selecionados, de forma assistemática, 05 (cinco) minicontos publicados em uma revista eletrônica destinada, exclusivamente, à publicação do gênero, no período de julho a novembro de 2020. O gênero e os textos a ele pertencentes foram examinados à luz de contribuições da teoria bakhtiniana e de categorias advindas da Teoria da Estrutura Retórica (RST). Entre outros aspectos, os resultados alcançados com a investigação indicam que os minicontos apresentam um horizonte temático marcado pela subversão de imaginários e representações sobre conteúdos da vida social contemporânea, além de apresentarem como propósito comunicativo central uma reflexão sobre questões existenciais e sentimentais da natureza humana. No tocante à organização textual, foi possível observar que os textos apresentam uma série de relações lógicas, as quais englobam tanto as propriedades composicionais e narrativas do gênero em estudo quanto a categorização de blocos e unidades informacionais que auxiliam na compreensão e na interpretação dos textos. Por fim, é plausível afirmar que os minicontos, vistos como práticas discursivas predominantemente presentes no universo virtual, podem estar a serviço da formação de leitores críticos e reflexivos acerca de diferentes assuntos que caracterizam e constituem a vida em sociedade.
Abstract: This work has as its object of investigation the genre of micro short stories (or micro stories), focusing analysis on its socio-communicative characteristics, such as condition of production, circulation, and reception, including a description of theoretical organization, with the aim of understanding the way these resources can contribute to teaching the genre in Portuguese Language lessons in Brazil. This research has a qualitative foundation and documental nature, with a theoretical background from Bakhtin’s studies (2001) on speech genres, and from the postulates of Rhetorical Structure Theory (RST), with emphasis on Mann and Thompson’s (1988), Antonio’s, (2003) and Decat’s (2010) works. Moreover, based on the critical literature in the field, I searched contributions from general studies about the micro story in order to understand the parameters that characterize its constitution and function in social practices through language. To analyse and describe the texts that represent that genre, I selected, asymmetrically, 05 (five) micro stories that were published in an electronic magazine exclusively dedicated to the genre, between July and November 2020. Micro stories and its texts were examined through the contributions from Bakhtinian theory and from the categories in Rhetorical Structure Theory (RST). Among other aspects, the results achieved with the investigation suggest that micro stories present a thematic horizon marked by subverting imaginations and representations about content from contemporary social life, in addition to presenting as their central communicative purpose a reflection about existential and emotional issues in human nature. Regarding textual organization, I observed that the texts presented a series of logical relationships, which encompassed both compositional properties and narratives from the studied genre, as well as a categorization in blocs and informational units that assist in understanding and interpreting texts. Finally, it is plausible to state that micro stories, seen as discursive practices that are predominantly present in the virtual universe, may service the formation of critical and reflexive readers about diverse topics that characterize and constitute life in a society.
Subject: Língua Portuguesa – Métodos de ensino
Retórica
Gênero textuais
Gêneros Discursivos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46875
Issue Date: 10-Sep-2021
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