Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46877
Type: Dissertação
Title: Rádio escolar: práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos
Authors: Magna Angélica Oliveira Rodrigues
First Advisor: Antônio Augusto Moreira de Faria
First Referee: Maria Juliana Horta Soares
Second Referee: Marcelo Chiaretto
Abstract: Este estudo busca desenvolver, a partir da utilização da rádio escolar, do computador e do telefone celular, práticas de letramento que visam potencializar as competências discursivas, promovendo o desenvolvimento de múltiplas capacidades de linguagem e o letramento digital de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa-propositiva, cujos objetivos são elaborar um projeto de rádio escolar e desenvolver práticas de letramentos com os alunos da EJA no horário noturno. Através disso, serão estimuladas a leitura criteriosa e a produção criativa de textos escritos e orais, sob o viés teórico-metodológico dos estudos sobre gêneros orais e escritos e seus desdobramentos na escola, com base nos estudos dos gêneros radiofônicos grade de programação, lista de músicas e do gênero jornalístico entrevista em rádio. Espera-se que esses gêneros ajudem a consolidar e/ou ampliar as competências de leitura, de interpretação e de produção de textos em diferentes linguagens (oral e escrita) e em gêneros específicos, situando-os em suas condições de produção. Isso para que os alunos sejam capazes de ler, de interpretar e de escrever e se tornem aptos a lutar por uma vida mais digna, agir de forma crítica, reflexiva e autônoma e contribuir para uma sociedade mais justa.
Abstract: This research aims to develop, through school radio insertion, computers, and smartphones, literacy practices that potentializes discursive skills as well as promotes multiple speaking abilities and digital literacy in the Education of Young and Adults program of Elementary Schools students (EJA - Educação de Jovens e Adultos). This is a qualitative and propositional research, which aims to elaborate a school radio project and literacy practices to be used with EJA night school students. Through this methods means, critical reading and creative production of written and spoken texts will be stimulated, under a theoretical- methodological view of written and oral genres researchs, based on radiophonic genres program schedules studies and playlists, and journalistic genre radio interviews. It is expected that those genres will help consolidate and/or broaden reading competencies, interpretation, and text production in different languages (oral and written) and within specific genres, situating them inside their production conditions. Aforementioned, with the purpose that the participating students will be able to read, interpret and write, becoming enabled to fight for a more worthy life, to act critical, reflexively, and autonomously, contributing to a more equal society.
Subject: Letramento
Ensino auxiliado por computador
Leitura
Produção de textos
Educação de jovens e adultos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46877
Issue Date: 29-Nov-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇAO FINAL MAGNA ANGÉLICA OLIVEIRA RODRIGUES_pdfa.pdf14.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.