Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46880
Type: Dissertação
Title: A formação extemporânea do leitor de literatura: o romance Éramos Seis e o trabalho proletário
Authors: Rosa Maria Saraiva Lorenzin
First Advisor: Evaldo Balbino da Silva
First Referee: Cristiano Silva de Barros
Second Referee: Leni Nobre de Oliveira
Abstract: Este presente trabalho propõe o desenvolvimento de um projeto de ensino para alunos trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos – EJA – da Escola Municipal Padre Marzano Matias. A maioria desses alunos é avessa à leitura literária e nunca fizeram a leitura integral de um livro, em função disso o projeto é baseado na leitura do romance Éramos seis, que apresenta na história personagens proletários, como grande parte desses alunos da EJA, levando estes a realizarem uma leitura significativa, do interesse deles, o que gera o prazer de ler e contribui para a formação extemporânea de leitores de literatura, em fase na qual o letramento literário já deveria ter sido concluído nos anos iniciais da educação básica, por isso o uso do termo “extemporâneo”, fora do tempo adequado para o letramento. O projeto de ensino terá como metodologia a aplicação de uma sequência didática e de oficinas com atividades relacionadas à situação do proletariado brasileiro e às leis trabalhistas da época em que se passa a narrativa de Éramos seis (décadas de 1910 a 1940) e às leis trabalhistas atuais. Esse projeto tinha como objetivo inicial ser aplicado em sala de aula durante o período da pesquisa do mestrado, contudo, devido à pandemia da Covid-19 e à consequente suspensão das aulas por tempo indeterminado, houve a necessidade de alteração no projeto, que passou a ser uma proposta de ensino. Portanto, os resultados das pesquisas sobre o perfil do aluno trabalhador, o perfil do aluno leitor da EJA e a verificação do letramento literário não serão conhecidos neste trabalho, porém ficam como uma proposta de uma nova pesquisa a ser realizada a posteriori.
Abstract: This present work proposes the development of a teaching project for working students of Educação de Jovens e Adultos – EJA – at the Padre Marzano Matias Municipal School. Most of these students are averse to literary reading and have never done the full reading of a book, therefore the project is based on the reading of the novel Éramos seis, which presents proletarian characters in the story like most of these EJA students, leading them to realize a meaningful reading, of interest to them, which generates the pleasure of reading and contributes to the extemporaneous training of literature readers, in a phase in which literary literacy should have already been completed in the early years of basic education, hence the use of the term “untimely”, outside the proper tense for literacy. The teaching project will have as methodology the application of a didactic sequence and workshops with activities related to the situation of the Brazilian proletariat and the labor laws of the time in which the narrative of Éramos seis (1910s to 1940s) and the current labor laws. The initial objective of the project was to be applied in the classroom during the research period of the Masters, however due to the Covid-19 pandemic and the consequent suspension of classes for an indefinite period, there was a need to change the project, which passed to be a teaching proposal. Therefore, the results of research about the profile of the working student, the profile of the student reader of the EJA and the verification of literary literacy will not be known in this work, but they remain as a proposal for a new research to be carried out a posteriori.
Subject: Literatura – Estudo e ensino
Dupré, Maria José. – Éramos seis – Crítica e interpretação
Educação de adultos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46880
Issue Date: 29-Nov-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação A formação extemporânea do leitor de literatura.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.