Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46893
Tipo: Tese
Título: “O curso não forma a gente para ser professor”: representações sobre a licenciatura nos discursos institucionais dos cursos de Letras Espanhol de Minas Gerais: uma análise textualmente orientada dos Projetos Pedagógicos de Curso
Autor(es): Mariana Ferreira Ruas
Primeiro Orientador: Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Primeiro Coorientador: Luciana Maria Almeida de Freitas
Primeiro membro da banca : Maria Carmen Aires Gomes
Segundo membro da banca: Sandra Lúcia Escovedo Selles
Terceiro membro da banca: Vanderlice dos Santos Andrade Sól
Quarto membro da banca: Daniel Mazzaro Vilar de Almeida
Resumo: Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo principal analisar como se constroem discursivamente representações do que é formar um docente nas licenciaturas em espanhol das instituições públicas de ensino de Minas Gerais. Buscou-se identificar quais sentidos são produzidos institucionalmente sobre a finalidade da licenciatura e o perfil de egresso que se almeja, observando quais são os discursos que atravessam os documentos curriculares, quais são os discursos (re)produzidos sobre a docência e as concepções acerca da formação de professores de espanhol. Situando-se no campo das teorias críticas e pós-críticas de currículo (APPLE, 1989, 2006, 2016; GOODSON, 1991, 1997; LOPES, 2013; LOPES; MACEDO, 2011; SELLES, 2015; SILVA, 2014), o currículo é entendido como uma prática discursiva, como resultado de um processo social amplo, um espaço de poder que envolve não só o conhecimento a ser ensinado, mas todo o espaço e sujeitos do âmbito educacional, não podendo ser reduzido a um objeto educacional físico e estático. Dessa forma, analisou-se um documento curricular, os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), das nove instituições públicas do estado que oferecem licenciatura em espanhol, por entender que tal documento estabelece as bases de funcionamento dos cursos e explicita a perspectiva institucional que baliza as demais decisões e configurações curriculares. O corpus está composto pelas seções dos PPCs dedicadas aos objetivos gerais e específicos, ao perfil do egresso e ao campo de atuação, além das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de formação inicial em cursos de licenciatura (MEC/CNE, 2002a, 2002b, 2015), documentos que definem e instituem o funcionamento e a organização dos currículos do ensino superior. A análise empreendida focalizou, por um lado, as maneiras particulares de representar a licenciatura e a formação de licenciados e, por outro, o modo como os PPCs identificam os licenciandos, operacionalizando os conceitos de significado representacional e significado acional da Análise de Discurso Crítica (ADC) (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1992, 2003; RESENDE; RAMALHO, 2006; RAMALHO; RESENDE, 2011). Também se tomou como referência estudos sobre currículo e formação de professores de espanhol no Brasil (DAHER, 2011; FREITAS, 2012, 2018; SILVA JUNIOR; SANTOS, 2016; RODRIGUES, 2010). Os resultados encontrados a partir da análise dos documentos indicam que há representações contraditórias da licenciatura, pois embora se indique sua finalidade de formar professores, outros perfis também são apresentados como desejáveis, construindo-se a identificação de um profissional capaz de atuar em diferentes âmbitos fora da escola. Por outro lado, observou-se que os documentos federais atuam como um fator de homogeneização nos discursos dos PPC, não sendo possível identificar influências da demanda local nas representações sobre a formação de professores de espanhol.
Abstract: The main objective of this doctoral research was to analyze the discursive constructed representations about the Spanish teacher education programs held at public educational institutions in Minas Gerais. We aimed to identify which meanings about the purposes of the programs are institutionally produced, as well as the profile desired for the alumni, observing which discourses cross the curricular documents, and the ones that are (re)produced in relation to teaching and the conceptions about the education of Spanish teachers. This investigation is situated in the fields of critical and post-critical curriculum theories (APPLE, 1989, 2006, 2016; GOODSON, 1991, 1997; LOPES, 2013; LOPES; MACEDO, 2011; SELLES, 2015; SILVA, 2014), we consider it as a discursive practice, and as a result of a broad social process, a space of power that involves not only the knowledge being taught, but the entire environment and subjects involved in the educational scope, thus they cannot be reduced to a physical and static educational object. Therefore, we analyzed a curricular document, the Course Pedagogical Projects (CPPs), of nine public institutions of the State of Minas Gerais that offer a major degree in teaching Spanish. We considered that this document establishes the operational basis of the programs and it explicates the institutional perspective that guides the decisions and curricular configurations. The corpus consisted of the CPPs sections dedicated to their general and specific objectives; the profile desired for the alumni; the reasons for the design of the teaching program, in addition to the National Curriculum Guidelines of the Spanish teaching undergraduate courses (MEC/CNE, 2002a, 2002b, 2015), documents that define and institute the operation and organization of higher education curricula. On the one hand, the analysis undertaken focused on the particular ways of representing the teaching programs and the students education, and on the other hand, on how the CPPs identify undergraduates, operationalizing the concepts of representational and actional meanings of Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1992, 2003; RESENDE; RAMALHO, 2006). The theoretical choices for this investigation based on authors dedicated to the studies on curriculum and Spanish teacher education programs in Brazil (DAHER, 2011; FREITAS, 2012, 2018; SILVA JUNIOR; SANTOS, 2016; RODRIGUES, 2010). The results found from the documents analysis indicate that there are contradictory representations of the Teacher Program because, although it indicates its teacher education purposes, there are other profiles desired, building up a professional identification capable of acting in different areas besides teaching. On the other hand, we observed that the federal documents act as a homogenization factor in the PPCs discourses, and it is not possible to identify influences of local demand in representations about the education of Spanish teachers.
Assunto: Língua espanhola – Estudo e ensino (Superior)
Língua espanhola – Análise do discurso
Professores de espanhol – Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46893
Data do documento: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons