Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Maria de Almeida Vasconcelospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1417100412757325pt_BR
dc.creatorMelissa Faria Dutrapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6929023880572281pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T13:20:24Z-
dc.date.available2022-11-04T13:20:24Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46909-
dc.description.abstractIntroduction: Symptoms of lower urinary tract dysfunction (LUTD) are often found in children and adolescents in the school period, as well as complaints of learning difficulties. Several comorbidities of LUTD have been described, but few studies have investigated the association between symptoms of LUTD and learning difficulty. Objective: To analyze the association between symptoms of LUTD and learning difficulty, considering gender and socioeconomic characteristics. Method: A cross-sectional study of a sample of 316 students. The following questionnaires were used to collect data: Dysfunctional Voiding Scoring System (DVSS), Bristol Scale, Word Reading Competency Test and Pseudowords and a questionnaire, elaborated by the researchers, for socioeconomic and sociodemographic evaluation and learning difficulty reported by the participants. Results: There was no significant association between symptoms of lower urinary tract dysfunction and reports of learning difficulties. Symptoms of LUTD were found in 49,4% of the students, being 2.68 times more frequent in females (OR = 2.68, 95% CI = 1.99-3.62). There was no significant association between symptoms of LUTD and socioeconomic and socioeconomic variables. Conclusion: Symptoms of LUTD were high among students. Being female has increased the chance of exhibiting symptoms of LUTD. No association was found between reports of learning difficulties and symptoms of LUTD. The importance of both preventive and curative approaches in school is emphasized.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Sintomas de disfunção do trato urinário inferior são frequentes em crianças e adolescentes no período escolar, assim como queixas de dificuldade de aprendizagem. Várias condições associadas às disfunções do trato urinário inferior foram relatadas, porém poucos estudos investigaram associação entre sintomas de disfunção do trato urinário inferior e dificuldade de aprendizagem. Objetivo: Analisar associação entre sintomas de disfunção do trato urinário inferior e relato de dificuldade de aprendizagem, considerando também sexo e características socioeconômicas e sociodemográficas. Método: Estudo transversal com amostra composta de 316 estudantes. Para coleta de dados, utilizaram-se as seguintes ferramentas: Dysfunctional Voiding Scoring System, Escala fecal de Bristol, Teste de Competência de leitura de palavras e pseudopalavras e questionários, elaborados pelos pesquisadores, para avaliação socioeconômica e sociodemográfica e de relato de dificuldade de aprendizagem. Resultados: Não houve associação significativa entre sintomas de disfunção do trato urinário inferior e relatos de dificuldade de aprendizagem. A prevalência desses sintomas na amostra foi de 49,4%. Ser do sexo feminino aumentou em 2,68 vezes a chance de apresentar sintomas de disfunção do trato urinário inferior (OR=2,68; IC95%=1,99-3,62). Não se encontrou associação significante entre sintomas de disfunção do trato urinário inferior e variáveis socioeconômicas e sociodemográficas. Conclusão: Não se encontrou associação entre sintomas de disfunção do trato urinário inferior e relato de dificuldade de aprendizagem. A presença dos sintomas de disfunção do trato urinário inferior foi elevada entre os estudantes, e ser do sexo feminino aumenta a chance de se apresentar os sintomas. Ressalta-se a importância de abordagens preventivas e curativas no âmbito escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSintomas de disfunção do trato urinário inferiorpt_BR
dc.subjectCrianças e adolescentespt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherSinais e Sintomaspt_BR
dc.subject.otherSintomas do Trato Urinário Inferiorpt_BR
dc.subject.otherCriançapt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherDeficiências da Aprendizagempt_BR
dc.titleAssociação entre sintomas de disfunção do Trato Urinário Inferior e relato de dificuldade de aprendizagem em crianças e adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Melissa Faria Dutra.pdfDissertação2.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons