Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Flávia Gazzinelli Bethonypt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557921736699122pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Isabela Silva Cancio Vellosopt_BR
dc.contributor.referee1Josélia Oliveira Araújo Firmopt_BR
dc.contributor.referee2Carolina da Silva Carampt_BR
dc.creatorHudson José da silvapt_BR
dc.creator.Lattesttp://lattes.cnpq.br/6206418548686527pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T13:34:38Z-
dc.date.available2022-11-04T13:34:38Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46911-
dc.description.resumoSILVA, Hudson José da. Sentidos das práticas de Gestão Qualificada produzidos por gestores de Instituições de Longa Permanência para Idosos. 2021. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. O envelhecimento populacional mundial, aliado às mudanças na conformação familiar e à insuficiência de políticas públicas brasileiras, trazem a necessidade de investimentos na qualificação da gestão das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). A Gestão nos serviços de saúde e nas ILPI mantém-se verticalizada e centralizada, sem a participação dos trabalhadores nos processos decisórios. Tem-se um modelo hospitalocêntrico, aliado à percepção dominante do envelhecimento como negatividade, além da insuficiência dos processos de formação e profissionalização dos trabalhadores que, no seu conjunto, repercutem nas formas de agir e no estabelecimento de prioridades destes profissionais. Neste sentido, a questão da gestão qualificada em ILPI, voltada à assistência ao idoso, apresenta-se como um problema que se coloca no campo da subjetividade e dos modos de subjetivação. Insere-se neste contexto os sentidos que os gestores das ILPI produzem para a gestão qualificada nas ILPI. O objetivo do estudo é analisar os sentidos produzidos por gestores de ILPI para as práticas de gestão qualificada. Trata-se de estudo qualitativo, cujo referencial teórico-metodológico pauta-se nos conceitos do biopoder e da micropolítica. A coleta de dados aconteceu entre agosto e novembro de 2020, na cidade de Contagem/MG, em 12 ILPI. Foram entrevistados 12 gestores e realizada análise documental das instituições. Os dados foram organizados, utilizando-se o sistema de codificação do software MAXQDA, e agrupados em 3 categorias de análise: a qualidade na prática cotidiana da gestão, a necessidade de avanço nas legislações e práticas de Educação Permanente nas ILPI. Na categoria qualidade na prática cotidiana da gestão, os sentidos produzidos pelos gestores mostraram excesso de burocracia e a necessidade de investimento financeiro nas ILPI, bem como melhorias no processo de formação e profissionalização do gestor e trabalhadores. No entanto, os gestores não demonstram desenvolver estratégias utilizando reflexões a partir da sua prática de trabalho que permitam escapar à rigidez das legislações criadas pelo Estado. No que se refere a categoria necessidade de avanços nas legislações, os gestores enxergam como fundamental a revisão da legislação atual, com maior aproximação do setor público e sociedade na participação e elaboração de políticas voltadas ao idoso. Há limites na compreensão da sua atuação como gestor no que tange à identificação, utilização e implementação de ferramentas de gestão. Contudo, os gestores se colocam numa postura passiva à espera de medidas unilaterais que partam das políticas públicas. Na categoria práticas de Educação Permanente, as práticas educativas se baseiam na transmissão de conhecimentos em detrimento daquelas que se fundamentam no processo dialógico. Os gestores produzem sentidos que convergem nas categorias estudadas, demonstrando carência de espaços de reflexão e diálogo nas microrrelações entre gestores, trabalhadores e poder público, o que dificulta a produção de novos saberes. Palavras-chave: Instituição de Longa Permanência para Idosos; Administração de Serviços de Saúde; Gestor de Saúde; Gestores – Sentidos; Educação Permanentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInstituição de Longa Permanência para Idosospt_BR
dc.subjectAdministração de Serviços de Saúdept_BR
dc.subjectGestor de Saúdept_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subject.otherInstituição de Longa Permanência para Idosospt_BR
dc.subject.otherAdministração de Serviços de Saúdept_BR
dc.subject.otherGestor de Saúdept_BR
dc.subject.otherEducação Continuadapt_BR
dc.titleSentidos das práticas de Gestão Qualificada produzidos por gestores de Instituições de Longa Permanência para Idosospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2023-11-16-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_HudsonJoseDaSilva_2021EEUFMG.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.