Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46935
Type: Dissertação
Title: Treinamento de velocidade na tarefa de reconhecimento de símbolos presentes na notação musical a partir do uso de discriminação condicional
Authors: Henrique de Almeida Galvão
First Advisor: Renato Bortoloti
First Co-advisor: Edson Massayuki Huziwara
First Referee: Marilia Nunes Silva
Second Referee: Viviane Verdu Rico
Abstract: A leitura de notação musical é uma atividade complexa que requer diferentes habilidades e que precisa ser feita com rapidez. Uma dessas habilidades — o reconhecimento de notas no pentagrama — tem sido ensinada de forma bem-sucedida em estudos experimentais na área da análise do comportamento. Porém, pouco foi investigado sobre a velocidade de resposta que os treinamentos destes estudos trazem para os indivíduos que os praticam. O atual estudo elaborou e investigou um Programa de Treinamento computadorizado envolvendo duas intervenções: um treino de discriminação condicional, utilizado para ensinar relações simbólicas essenciais na leitura de partitura; e um treino de velocidade, que buscava reduzir o tempo de reconhecimento dos símbolos aprendidos. Os estímulos utilizados foram: sete notas musicais escritas (A) e sete notas desenhadas na partitura na Clave de Sol (B). Além disso, o estudo buscou comparar a velocidade adquirida pelos participantes, com a velocidade de experts na tarefa. Participaram 13 voluntários com diferentes níveis de familiaridade na tarefa de reconhecimento de notas na partitura: três deles fizeram parte do Grupo com expertise e realizaram apenas o Pré-Teste do Programa; os outros dez participaram do Grupo sem expertise e completaram todo o Programa de Treinamento, além de realizar um teste de generalização e um follow-up (14 dias). Os resultados do estudo indicam que o Programa de Treinamento foi capaz de ensinar as relações simbólicas e de melhorar o tempo de reconhecimento dos participantes. Houve generalização dos símbolos aprendidos na tarefa computadorizada para o contexto da partitura levando em consideração as figuras musicais Semínima e Mínima. Porém, não houve generalização das Semibreves, nem das Colcheias, indicando a necessidade de incluir os símbolos no Programa de Treinamento. No follow-up, 60% dos participantes do Grupo sem Expertise mantiveram a porcentagem de acerto (média do grupo de ~84%), evidenciando que ainda lembravam o que foi aprendido duas semanas antes. A velocidade, por outro lado, caiu para todos os participantes. Após reaplicação dos treinos de velocidade, houve novamente melhora na performance dos participantes, chegando em valores acima do primeiro dia de coleta em 90% dos casos. Dois participantes conseguiram obter valores superiores à média dos experts no primeiro dia de coleta, e seis participantes conseguiram obter valores acima da média dos experts no Pós-Teste do follow-up. Apesar de o Programa de Treinamento apresentar potencial para contribuir no ensino da música, outras pesquisas são necessárias sobre a amplitude dos resultados encontrados neste estudo, como por exemplo, o ensino de outros símbolos, a validade do ganho de velocidade fora do ambiente computadorizado e a integração do aprendizado de reconhecimento de notas com outras tarefas da leitura de partitura.
Abstract: Music notation reading is a complex activity that requires different skills and must be executed in a rapid manner. One of these skills – the recognition of notes pitch in the music score – has been taught successfully by behavior analysis experimental studies. However, little has been investigated about the speed of response acquired by individuals in such experiments. The current study elaborated and investigated a computer Training Program involving two interventions: a conditional discrimination training, used to teach symbolics relations that are essential in music notation reading; and a velocity training, that had the intention to reduce the time spend to recognize the symbols learned. The stimuli used were: seven written musical notes (A) and seven musical notes drawn in the pentagram (Treble clef). In addition, the study sought to compare the speed acquired in the experiment, with experts’ average speed in the task of recognizing pitch in a music score. Participants were 13 volunteers with different levels of familiarity with the target task: three of them were part of the Expertise Group and performed only the Pre-Test of the Training Program; ten of them were in the Expertise-less Group and performed the whole Training Program, a Generalization Test, and a Follow-up procedure (14 days). The results indicate that the Program was able to teach the symbolic relations and improve the participant’s recognition time. There were symbols generalizations to the context of a sheet music for half notes and quarter notes. However, there were no generalization for whole notes, neither the eighth notes, pointing out the need to include different symbol in the Training Program. In the follow-up procedure, many participants maintained their accuracy percentage (the average score was around 84%), demonstrating that they still remembered what was learned previously. The speed, however, dropped for all participants due to lack of training. After performing the velocity training once more, there was improvement in speed, with 90% of the participants reaching values above the ones obtained in the first day of experiment. Two of them were able to reach the Expertise Group average in the first day, and six of them in the second day (follow-up). Although the Training Program presented potential contribution to the process of music teaching, other studies are needed to investigate the amplitude of the results found in this study, such as: the consistency of the results outside of the computerized practice, the possibility to teach different symbols, and the integration of note recognition with different tasks involved in music notation reading.
Subject: Psicologia - Teses
Discriminação - Teses
Música - Instrução e estudo - Teses
Notação musical - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46935
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Versão Repositório - Henrique Galvão.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.