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dc.contributor.advisor1Clarice Chemellopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4528500699816146pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Simone de Araújo Medina Mendonçapt_BR
dc.contributor.referee1Carina Carvalho Silvestrept_BR
dc.contributor.referee2Reginaldo Adalberto de Luzpt_BR
dc.contributor.referee3Adriano Max Moreira Reispt_BR
dc.contributor.referee4Marcelo Silva Silvériopt_BR
dc.creatorCarlos Eduardo de Oliveira Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9740241857221321pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-07T18:11:09Z-
dc.date.available2022-11-07T18:11:09Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46989-
dc.description.abstractImplementation Sciences deals with the insertion of services and this process promotes changes and transformations in the work routine, promoting challenges for the functioning of services, among these, the Comprehensive Medication Management (CMM). With this study aims to structure a process of implementation of CMM services in a University Pharmacy. The methodology applied was the Active Implementation Framework, organized into three steps: I - a systematic review exploring barriers and facilitators influencing the implementation of CMM in outpatient settings; II - a mixed-methods study approaching the development of a course on the emergency remote teaching environment to capacitate human resources to operate in CMM services; III - a qualitative study developing a guide for the implementation of CMM. The results from the systematic review indicated that the most cited barrier was the lack of knowledge from patients about the existence of the pharmaceutical service, whilst the appropriate communication between the pharmacist offering CMM and other health care workers was the most frequent facilitator. In the mixed-methods study, students have shown improvements in the development of clinical competencies to the offering of CMM, even with the challenges of emergency remote teaching. As for the Guide to Implementation, 15 critical steps were identified, highlighting the following: an Implementation Plan to guide all the efforts of the implementation team; prospecting for financial resources from the beginning of the process so as not to cause avoidable delays; compilation of data for the formation of indicators in order to diagnose points of improvement of the implemented service. Thus, to increase the chances of success of the implementation process, the responsible team must concentrate their efforts to previously guarantee human, financial, and material resources, and to establish how CMM will interact with the other existing services and with patients, considering that all actions regarding the implementation should be guided by a validated methodology.pt_BR
dc.description.resumoA Ciência da Implementação trata sobre a inserção de serviços e esse processo promove mudanças e transformações na rotina de trabalho promovendo desafios para o funcionamento dos serviços, dentre esses, o Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM). Com este estudo, tem-se por objetivo estruturar o processo de implementação do GTM, em uma Farmácia Universitária. O método utilizado foi o Active Implementation Framework organizado em três etapas: I – revisão sistemática a respeito de barreiras e facilitadores que influenciam a implementação do GTM no ambiente ambulatorial; II – estudo de métodos mistos sobre a criação de uma disciplina no ensino remoto emergencial para qualificar os recursos humanos que atuarão no serviço de GTM; III – estudo qualitativo acerca da elaboração de um Guia de implementação do GTM. Os resultados com a revisão sistemática apontaram que a barreira mais citada está relacionada ao desconhecimento da existência do serviço pelos pacientes, já o facilitador mais citado referiu-se à existência de um adequado canal de comunicação entre o farmacêutico prestador do GTM e a equipe de saúde. Sobre o estudo de métodos mistos, demonstrou-se, segundo os estudantes, progresso no desenvolvimento de competências clínicas para a oferta do GTM, mesmo diante dos desafios do ensino remoto emergencial. Sobre o Guia, identificaram-se 15 etapas críticas, destacando-se as seguintes: o Plano de Implementação para guiar todos os esforços da equipe de implementação; a prospecção de recursos financeiros desde o início do processo de forma a não causar atrasos evitáveis; compilação de dados para formação de indicadores com o intuito de diagnosticar pontos de melhoria do serviço implementado. Dessa forma, para aumentar as chances de sucesso do processo de implementação, os responsáveis devem concentrar esforços para garantir previamente os recursos humanos, financeiros e materiais e estabelecer como o GTM irá interagir com outros serviços existentes e com os pacientes, sendo que todas as ações de implementação devem ser guiadas por uma metodologia validada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFARMACIA - FACULDADE DE FARMACIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceuticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectActive Implementation Frameworkpt_BR
dc.subjectAtenção farmacêuticapt_BR
dc.subjectCiência da Implementaçãopt_BR
dc.subjectCuidado Farmacêuticopt_BR
dc.subjectEducação em Farmáciapt_BR
dc.titleServiço de gerenciamento da terapia medicamentosa: processo de implementação em uma farmácia universitária ambulatorial por meio do active implementation framework.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2024-07-01-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7250-6110pt_BR
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