Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47002
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Antônio Cruz Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7052822499655835pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Martins Panissetpt_BR
dc.contributor.referee2Giulia Villela Giovanipt_BR
dc.creatorBárbara Carvalho Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2179200452723264pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T13:00:28Z-
dc.date.available2022-11-08T13:00:28Z-
dc.date.issued2021-10-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47002-
dc.description.abstractThe Artistic Collection of the Federal University of Minas Gerais (AAUFMG) is composed of works of art from three collections donated to the university at three different moments: the first, the Brasiliana collection in the 1960s, the Amigas da Cultura collection in the 1970s and the Rodrigo Mello Franco de Andrade Foundation Collection donated in 2011. At first, the works were acquired with the intention of constituting the collection of the UFMG art museum, but for a number of reasons, the museum's plan did not go ahead. Currently, under the custody of the Directorate of Cultural Actions at UFMG (DAC), the collection remains in a room precariously conditioned and with little visibility by the community. Understanding the need to change the reality of this collection, DAC proposed to build a visible/visitable storage in a room on the first floor of the UFMG Central Library, in order to improve the preservation of this collection giving a favorable space for its conservation and exhibition. The use of visible or visitable storage has emerged as an alternative for accessing heritage and, therefore, mobilizing society in matters of valuing it and, consequently, encouraging its preservation. In this debate, the importance of the democratization of collections is discussed and the duality present in the preservation dilemma between conservation and exhibition. To assist in the management of the storage and in the preparation of future projects involving this space, this work proposed to carry out an assessment of the site designated by Diretoria de Ação Cultural (DAC) to be a new visible/visitable storage for guarding the Acervo Artístico da UFMG to potential risks for conservation of the collection as well as monitoring the space reconstruction process, generating the proper records. This assessment was carried out through site visits, application of the Roteiro Simplificado de Diagnóstico de Condições de Conservação de Coleções, climate data between December 2019 and November 2020 and the use of the Sebera and Michalski Isoperms to better illustrate the impact of the risks. The monitoring of the reconstruction occurred in the period of March 2020 to June 2021. The results generated by both isoperms and the comparison of internal and external data demonstrated the need for greater attention to climate variables in the hottest and rainiest months of the year. The diagnosis made with the help of the simplified script mainly demonstrates the need for some precautions to prevent the entry of animals into the storage.pt_BR
dc.description.resumoUma parcela do Acervo Artístico da Universidade Federal de Minas Gerais (AAUFMG) é composta por obras de artes oriundas de três coleções doadas à universidade em três momentos diferentes: a primeira, a coleção Brasiliana na década de 1960, a coleção Amigas da Cultura na década de 1970 e o Acervo da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade doada em 2011. A princípio, as obras foram adquiridas com o intuito de constituir o acervo do museu de arte da UFMG, mas por uma série de questões, o plano do museu não seguiu a diante. Atualmente, sob a guarda da Diretoria de Ações Culturais da UFMG (DAC), o acervo permanece em uma sala precariamente acondicionado e com pouca visibilidade pela comunidade. Compreendendo a necessidade de modificar a realidade deste acervo, a DAC propôs construir uma reserva técnica visível/visitável em uma sala no primeiro pavimento da Biblioteca Central da UFMG, de forma a melhorar a preservação desta coleção dando um espaço propício para sua conservação e exposição. O uso de reservas visíveis ou visitáveis tem aparecido como alternativa para o acesso ao patrimônio e com isso mobilizar a sociedade nas questões de valorização deste e, consequentemente, incentivar sua preservação. Nesse debate discute-se a importância da democratização dos acervos e a dualidade presente no dilema da preservação entre conservar e expor. Para auxiliar na gestão da reserva e na elaboração de futuros projetos envolvendo este espaço, o presente trabalho propôs realizar a avaliação do local designado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) para ser a nova reserva técnica visível/visitável responsável pela guarda do Acervo Artístico da UFMG apontando potenciais riscos para a conservação do acervo como também o acompanhamento do processo de reforma do espaço gerando os devidos registros. Esta avaliação ocorreu mediante visitas ao local, aplicação do Roteiro Simplificado de Diagnóstico de Condições de Conservação de Coleções, dados climáticos entre dezembro de 2019 a novembro de 2020 e uso das Isopermas de Sebera e Michalski para melhor ilustrar o impacto dos riscos. O acompanhamento das reformas ocorreu no período de março de 2020 a junho de 2021. Os resultados gerados tanto pelas isopermas, quanto pela comparação entre os dados internos e externos demonstraram necessidade de maior atenção com as variáveis climáticas nos meses mais quentes e chuvosos do ano. Já o diagnóstico feito com auxilio do roteiro simplificado demonstra principalmente a necessidade de alguns cuidados que impeçam a entrada de animais na reserva.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcervos universitáriospt_BR
dc.subjectReservas técnicas visíveis e visitáveispt_BR
dc.subjectDiagnóstico de conservação de coleçõespt_BR
dc.subjectProjetos de arquitetura de museuspt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Gerais - Coleções de artept_BR
dc.subject.otherArte - Conservação e restauraçãopt_BR
dc.subject.otherConservação preventivapt_BR
dc.subject.otherMonitoramento ambientalpt_BR
dc.subject.otherPatrimônio cultural - Proteçãopt_BR
dc.subject.otherArquitetura de museuspt_BR
dc.subject.otherMuseus - Gestão de coleçõespt_BR
dc.titleEstudos preliminares para acondicionamento em reserva técnica do acervo artístico da UFMGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8814-6634pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_DISSERTAÇÃO FINAL.pdf5.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.