Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47005
Type: Dissertação
Title: A arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca Della Monica
Authors: Ana Faria Hadad Vianna
First Advisor: Ernani de Castro Maletta
First Co-advisor: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza
First Referee: Eugenio Tadeu Pereira
Second Referee: César Lignelli
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a metodologia de ensino de Francesca Della Monica, artista e pedagoga italiana, considerada uma das mais importantes pesquisadoras da atualidade sobre trabalho vocal, em especial no que se refere à arqueologia da voz e à utilização plena de sua potencialidade artística, seja no campo da música ou do teatro. Pretende-se destacar, na metodologia de Della Monica, seus comandos imagéticos e sua abordagem simbólica no tratamento da fonação, as múltiplas dimensões espaciais da ação vocal e a gestualidade da voz, bem como a importância de se considerar, na ação vocal, o espaço subjetivo do ator pelo qual transita a voz e onde ela é produtora de sentido por si mesma. A metodologia utilizada nesta pesquisa, além de revisão bibliográfica, de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, privilegiou o trabalho de campo, com o acompanhamento das atividades artísticas e pedagógicas de Della Monica nos períodos em que ela ministrou cinco oficinas para grupos de teatro e artistas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Como resultado, apresenta-se uma descrição analítica das bases filosóficas que sustentam as propostas de Della Monica, bem como uma exposição de suas atividades práticas diversas.
Abstract: The objective of this work is to analyze the teaching methodology Francesca Della Monica, Italian artist and pedagogue, considered one of the most important researchers of today on vocal work, especially with regard to the archeology of voice and the use of your full artistic potential, is in the field of Music or Theatre. It is intended to highlight your commands in this methodology and its imagistic symbolic approach in the treatment of speech, the multiple spatial dimensions of action and vocal gestures of voice as well as the importance of considering, in vocal action, the actor's subjective space in which transitions voice and where she is a producer of meaning itself. The methodology used in addition to literature review, document analysis and semi-structured interviews, focused fieldwork, with the accompaniment of artistic and pedagogical Della Monica in six periods in which taught five workshops for theater groups and artists in Belo Horizonte, Minas Gerais. As a result, we present an analytical description of the philosophical foundations that underpin the proposed Della Monica, as well as several of their practical activities.
Subject: Della Monica, Francesca
Voz - Educação
Atores - Estudo e ensino
Representação teatral
Artistas e teatro - Belo Horizonte (MG)
Teatro
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47005
Issue Date: 30-Aug-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Arqueologia do Trabalho Vocal proposto por Francesca Della Monica - Ana.Hadad.pdf113.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.