Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47011
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Juliana Gouthier Macedo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6888009221825715 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosvita Kolb Bernardes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | João Augusto Cristelli de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Nicole Carvalho de Araujo Alvares | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3218467913833848 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T13:52:24Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T13:52:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47011 | - |
dc.description.abstract | This article is about the creation of a methodological proposal for teaching/learning about Art based on the idea of causing strangeness in students as a strategy to, among other issues, having their perceptions and looks sharpened, in addition to feeding their discussions about art. First of all, it is important for the elaboration of this proposal to highlight the discomfort caused by inscriptions on a church’s wall, during a trip to Ouro Preto - MG. When I realized how much that urban intervention had instigated me, I decided to look for references that could bring me the clues to deepen the question that arose: could the strangeness caused by some images enhance the processes of building knowledge in art? Therefore, during this research process, I have established a link in this article with Jacques Rancière’s short-circuit idea, in line with Paulo Freire’s, Bell Hooks’, and Ana Mae Barbosa’s critical and problematizing education proposals; and still with Vera Pallamim’s urban art conceptions. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo trata da construção de uma proposta metodológica de ensino/aprendizagem de Arte fundamentada na ideia de se provocar estranhamentos nos estudantes como estratégia para, entre outras questões, aguçar a percepção, o olhar e alimentar discussões acerca da arte. O ponto de partida para a elaboração desta proposta foi um incômodo provocado por inscrições na parede de uma igreja, durante uma viagem a Ouro Preto – MG. Ao perceber o quanto aquela intervenção havia me instigado, fui buscar referências que pudessem trazer pistas para o aprofundamento da questão que surgiu: o estranhamento provocado por algumas imagens poderia potencializar os processos de construção de conhecimento em arte? Nesse processo de pesquisa,estabeleci relações, evidenciadas ao longo deste artigo,com a ideia de curto-circuito de Jacques Rancière, em diálogo com as proposições de educação crítica e problematizadora de Paulo Freire, bell hooks e Ana Mae Barbosa e ainda com as concepções de arte urbana de Vera Pallamim. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estranhamento | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Curto-circuito | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Percepção | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem perceptiva | pt_BR |
dc.title | O estranhamento como estratégia para o ensino/aprendizagem de arte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O estranhamento como estratégia de ensino aprendizagem de arte.pdf | 3.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.