Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juliana Gouthier Macedopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888009221825715pt_BR
dc.contributor.referee1Rosvita Kolb Bernardespt_BR
dc.contributor.referee2João Augusto Cristelli de Oliveirapt_BR
dc.creatorNicole Carvalho de Araujo Alvarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3218467913833848pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T13:52:24Z-
dc.date.available2022-11-08T13:52:24Z-
dc.date.issued2020-08-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47011-
dc.description.abstractThis article is about the creation of a methodological proposal for teaching/learning about Art based on the idea of causing strangeness in students as a strategy to, among other issues, having their perceptions and looks sharpened, in addition to feeding their discussions about art. First of all, it is important for the elaboration of this proposal to highlight the discomfort caused by inscriptions on a church’s wall, during a trip to Ouro Preto - MG. When I realized how much that urban intervention had instigated me, I decided to look for references that could bring me the clues to deepen the question that arose: could the strangeness caused by some images enhance the processes of building knowledge in art? Therefore, during this research process, I have established a link in this article with Jacques Rancière’s short-circuit idea, in line with Paulo Freire’s, Bell Hooks’, and Ana Mae Barbosa’s critical and problematizing education proposals; and still with Vera Pallamim’s urban art conceptions.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata da construção de uma proposta metodológica de ensino/aprendizagem de Arte fundamentada na ideia de se provocar estranhamentos nos estudantes como estratégia para, entre outras questões, aguçar a percepção, o olhar e alimentar discussões acerca da arte. O ponto de partida para a elaboração desta proposta foi um incômodo provocado por inscrições na parede de uma igreja, durante uma viagem a Ouro Preto – MG. Ao perceber o quanto aquela intervenção havia me instigado, fui buscar referências que pudessem trazer pistas para o aprofundamento da questão que surgiu: o estranhamento provocado por algumas imagens poderia potencializar os processos de construção de conhecimento em arte? Nesse processo de pesquisa,estabeleci relações, evidenciadas ao longo deste artigo,com a ideia de curto-circuito de Jacques Rancière, em diálogo com as proposições de educação crítica e problematizadora de Paulo Freire, bell hooks e Ana Mae Barbosa e ainda com as concepções de arte urbana de Vera Pallamim.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstranhamentopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectCurto-circuitopt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPercepçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem perceptivapt_BR
dc.titleO estranhamento como estratégia para o ensino/aprendizagem de artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O estranhamento como estratégia de ensino aprendizagem de arte.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.