Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47026
Type: Tese
Title: Validação de instrumentos para triagem auditiva infantil de 12 a 48 meses
Other Titles: Validation of instruments for child hearing screening from 12 to 48 months
Authors: Lorena Gabrielle Ribeiro Bicalho de Castro
First Advisor: Profa. Dra. Sirley Alves da Silva Carvalho
First Co-advisor: Profa. Dra. Ana Cristina Côrtes Gama
Abstract: Alem de programas bem estabelecidos de triagem auditiva neonatal, o monitoramento auditivo é necessário devido a possíveis alterações auditivas na primeira infância. Material e métodos: O presente estudo faz parte de uma cooperação internacional entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Laboratório de Biofísica Neurossensorial da Universidade de Auvergne, projeto Capes-Cofecub nº 861/15. O objetivo do projeto foi validar os instrumentos para triagem auditiva - ITAI de crianças de 12 a 48 meses. O processo de validação foi composto de analises semântica e psicometrica. Na análise semântica foi verificada a consistência interna e reprodutibilidade (teste-reteste), participando desta etapa 20 voluntários. Para a validação psicométrica foram avaliadas 201 crianças e seus responsáveis. Posteriormente a essas análises foi definida a acurácia dos instrumentos e houve uma alteração do nome do instrumento para QTAI – Questionário de Triagem Auditiva Infantil e a alteração do nome dos “formulários” para “questionários. Os questionários contêm 9 perguntas binárias (sim ou não) sobre desenvolvimento auditivo e de linguagem nas seguintes idades: 12 a 18 meses - Questionário 1 (Q1), 19 a 36 meses - Questionário 2 (Q2) e 37 a 48 meses - Questionário 3 (Q3) . As crianças foram submetidas a avaliação auditiva com testes considerados padrão ouro pela literatura: Impedanciometria, Audiometria e Emissões Otoacústicas. Na analise dos dados foi realizada a verificação das medidas de sensibilidade e especificidade, utilizando dois padrões de referência, sendo eles “encaminhamento” e “diagnóstico”, que consistiu em avaliação com otorrinolaringologista e diagnóstico auditivo. Resultados: As análises fatoriais mostraram que, para considerar uma criança com risco de perda auditiva o questionário deve conter pelo menos uma pergunta assinalada “não” no Eixo II. 201 crianças foram submetidas aos exames audiológicos e os questionários apresentaram sensibilidade de 50,00% e especificidade de 81,02% na identificação de crianças com perda auditiva condutiva bilateral. E na identificação de perda auditiva do tipo sensorioneural bilateral encontrou sensibilidade de 100,00% e especificidade de 73,15%. Conclusão: Este estudo conclui que os questionários validados nesta pesquisa podem ser úteis para detectar alterações auditivas na fase pré-escolar. Por meio dos questionários foi possível identificar 100% das alterações auditivas do tipo sensorioneural bilaterais.
Abstract: Background: Despite well-defined neonatal hearing screening programs, hearing monitoring is necessary due to possible hearing disorders in early childhood. Material and methods: The present study is part of an international cooperation between the UFMG and the Laboratory of Neurosensory Biophysics of Auvergne University, project, Capes-Cofecub nº 861/15. The purpose of the project was to validate instruments for hearing screening – ITAI of children aged 12 to 48 months. The validation process was composed of semantic and psychometric analyzes. In the semantic analysis, internal consistency and reproducibility (test-retest) were verified, with 20 volunteers participating in this stage. For the psychometric validation 201 children and their guardians were evaluated. After these analyzes, the accuracy of the questionnaires was defined and there was a change in the name of the instrument to QTAI - Child Hearing Screening Questionnaire and a change in the name of the “forms” to “questionnaires”.The questionnaires contain binary questions (yes or no) about hearing and language child development in the following ages: 12 to 18 months – questionnaire. 1 (Q1), 19 to 36 months – questionnaire 2 (Q2), and 37 to 48 months – questionnaires 3 (Q3). The children were submitted to tests considered gold standard by the literature (Impedanciometry, audiometry and otoacoustic emissions). In the analysis of the data, the verification of the sensitivity and specificity measures was carried out, using two reference standards, namely "referral" and "diagnosis", which consisted of an evaluation with an otolaryngologist and auditory diagnosis. Results: The factorial analyses shown that to consider a child with risk to hearing loss the questionnaire should contain at least one question marked not on Axis II. 201 children were submitted to audiological exams and the questionnaires showed sensitivity of 50.00% and specificity of 81.02% in the identification of children with bilateral conductive hearing loss. And in the identification of bilateral sensorineural hearing loss, it found sensitivity of 100.00% and specificity of 73.15%. Conclusion: This study concludes that the questionnaires validated in this research can be useful to detect hearing disorders in the preschool phase. Through the questionnaires it was possible to identify 100% of the bilateral sensorineural hearing alterations.
Subject: Audição
Desenvolvimento Infantil
Pré-Escolar
Inquéritos e Questionários
Triagem Neonatal
Diagnóstico Precoce
Perda Auditiva
Sensibilidade e Especificidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47026
Issue Date: 23-Oct-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.