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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Instrumentos de medidas para crianças e adolescentes com síndrome de Down: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): Outcome measures for children and adolescents with down syndrome: a systematic review
Autor(es): Ana Paula Bensenmann Gontijo
Ricardo Rodrigues de Sousa Junior
Adriana Lara Mesquita
Lanna Nicolau Teixeira
Thaís Gonçalves Lara
Resumen: Esta revisão sistemática tem como objetivo identificar os instrumentos de medidas disponíveis na literatura para a avaliação de crianças e adolescentes com síndrome de Down durante o processo de reabilitação fisioterápica e analisar o atual nível de evidência das propriedades psicométricas desses instrumentos. Para isso, dois avaliadores independentes buscaram estudos metodológicos que analisaram instrumentos de medida em indivíduos com síndrome de Down nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo. Foram selecionados sete estudos os quais foram avaliados, quanto a sua qualidade metodológica, utilizando os critérios do COSMIN. Os estudos investigaram seis instrumentos de medidas em crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Destes instrumentos; quatro avaliaram funções motoras grossas (Basic Motor Skills, Gross Motor Function Measure, Timed Up and Go e Timed Up and Down Stairs) e dois equilíbrio (Four Square Step Test e Timed Standing Balance Test). Os instrumentos foram avaliados quanto qualidade das propriedades de medida e classificação do nível de evidência. O nível da evidência dos instrumentos variou de desconhecido a excelente, dependendo da propriedade de medida de cada instrumento. Portanto, os resultados sugerem que a escolha e administração destes instrumentos em crianças e adolescentes com síndrome de Down deve ser feita com cautela.
Abstract: This systematic review aimed to identify available instruments for the assessment of children and adolescents with Down syndrome during the physical therapy rehabilitation. It also aimed to analyze the state of evidence for the psychometric proprieties of these instruments. Two independent examiners searched for methodological studies, which investigated the administration of different instruments in individuals with Down syndrome on the databases Medline, Lilacs and Scielo. Seven studies were selected for this review. The methodological quality of the selected studies was assessed using the COSMIN criteria. The selected studies investigated six instruments in children and adolescents with Down syndrome; four assessed gross motor skills (Basic Motor Skills, Gross Motor Function Measure, Timed Up and Go, and Timed Up and Down Stairs) and two assessed balance (Four Square Step Test and Timed Standing Balance Test). The quality of psychometrics proprieties and the level of evidence of the instruments were assessed by two independent examiners. The level of evidence varied from unknown to excellent, depending of instrument’s psychometric proprieties. The choice and administration of these instruments in children and adolescents with Down syndrome must be made with caution.
Asunto: Síndrome de Down
Avaliação de resultados (Cuidados de Saúde)
Psicometria
Revisão sistemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47033
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/8057
metadata.dc.relation.ispartof: Movimenta
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