Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47038
Type: Artigo de Periódico
Title: Trajetórias escolares narradas por cinco alunos da educação de jovens e adultos concluintes do ensino médio
Authors: Nilzilene Imaculada Lucindo
Marcos Gonzaga
Abstract: Este estudo apresenta os percursos vivenciados por cinco alunos da Educação de Jovens e Adultos. Acreditamos que ao abordarem sobre suas trajetórias, as narrativas desses protagonistas podem contribuir para refletirmos sobre as políticas educacionais para a EJA por evidenciarem a diversidade que é inerente a esse público. O objetivo geral deste trabalho consistiu em dar voz a estes alunos com vistas a conhecermos um pouco mais sobre suas trajetórias escolares. Pretendíamos também averiguar o incentivo da família aos estudos; verificar em que momento a educação foi negada; identificar os aspectos que influenciaram na construção da identidade e na formação desses sujeitos. Utilizamos a entrevista para coletar os dados que foram analisados a partir das narrativas orais. Como resultados, identificamos formas de viver singulares no convívio familiar, nas lembranças escolares, nas interrupções e retorno a escola, nos saberes de vida e nos valores que possibilitaram aos entrevistados prosseguirem em seus sonhos e realizações.
Subject: Educação de Jovens e Adultos
Narrativas
Trajetórias Escolares
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47038
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2116
metadata.dc.relation.ispartof: Revista EJA em debate
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.