Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47041
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dc.creatorCélia Maria Fernandes Nunespt_BR
dc.creatorRegina Magna Bonifácio Araújopt_BR
dc.creatorNilzilene Imaculada Lucindopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T19:34:17Z-
dc.date.available2022-11-08T19:34:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage04pt_BR
dc.citation.epage18pt_BR
dc.identifier.doi10.5747/ch.2019.v16.n1.h399pt_BR
dc.identifier.issn1809-8207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47041-
dc.description.resumoO curso de Pedagogia e suas diferentes formas de organização, ditadas pelas políticas, têm sido objeto de estudos no campo educacional. Este artigo tem como objetivo problematizar o curso de Pedagogia ao longo de sua história, a formação do pedagogo e as condições de atuação dos seus egressos. O caminho trilhado começou com a investigação do que é ser pedagogo e do impacto das Diretrizes Curriculares de 2006, na formação desse profissional e, encerra discutindo a trajetória e o lugar profissional dos egressos do curso de Pedagogia de duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada. Em relação às abordagens teóricas, o texto examina as contribuições de diferentes teóricos, estudiosos do papel do pedagogo na sociedade e na educação. Os dados obtidos mostraram que os alunos egressos se sentem seguros para o exercício da docência. A grande maioria está satisfeita com o curso e pretendem dar continuidade aos estudos na área educacional. Eles percebem ao mesmo tempo a importância do pedagogo para a sociedade e a sua desvalorização social, mas mantêm a esperança de que podem fazer a diferença e contribuir para uma mudança positiva na educação. A reflexão busca apontar os desafios e as possibilidades do curso de Pedagogia, compreendendo a importância de conhecermos a realidade vivida pelos egressos desses cursos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofColloquium Humanarumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAs vozes dos egressos de pedagogia de uma IES pública federal: entre as políticas e a formação de pedagogospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2494pt_BR
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