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http://hdl.handle.net/1843/47041
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Célia Maria Fernandes Nunes | pt_BR |
dc.creator | Regina Magna Bonifácio Araújo | pt_BR |
dc.creator | Nilzilene Imaculada Lucindo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T19:34:17Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T19:34:17Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 16 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 04 | pt_BR |
dc.citation.epage | 18 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.5747/ch.2019.v16.n1.h399 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-8207 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47041 | - |
dc.description.resumo | O curso de Pedagogia e suas diferentes formas de organização, ditadas pelas políticas, têm sido objeto de estudos no campo educacional. Este artigo tem como objetivo problematizar o curso de Pedagogia ao longo de sua história, a formação do pedagogo e as condições de atuação dos seus egressos. O caminho trilhado começou com a investigação do que é ser pedagogo e do impacto das Diretrizes Curriculares de 2006, na formação desse profissional e, encerra discutindo a trajetória e o lugar profissional dos egressos do curso de Pedagogia de duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada. Em relação às abordagens teóricas, o texto examina as contribuições de diferentes teóricos, estudiosos do papel do pedagogo na sociedade e na educação. Os dados obtidos mostraram que os alunos egressos se sentem seguros para o exercício da docência. A grande maioria está satisfeita com o curso e pretendem dar continuidade aos estudos na área educacional. Eles percebem ao mesmo tempo a importância do pedagogo para a sociedade e a sua desvalorização social, mas mantêm a esperança de que podem fazer a diferença e contribuir para uma mudança positiva na educação. A reflexão busca apontar os desafios e as possibilidades do curso de Pedagogia, compreendendo a importância de conhecermos a realidade vivida pelos egressos desses cursos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colloquium Humanarum | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | As vozes dos egressos de pedagogia de uma IES pública federal: entre as políticas e a formação de pedagogos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2494 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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2019_As vozes dos egressos de pedagogia de uma ies pública federal entre as políticas e a formação de pedagogos.pdf | 478.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
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