Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47048
Type: Artigo de Periódico
Title: Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
Authors: Regina Magna Bonifáciode Araújo
Célia Maria Fernandes Nunes
Nilzilene Imaculada Lucindo
Abstract: O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.
Subject: Professores - Formação
Pedagogos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.26843/ae19828632v11n22018p241a59
URI: http://hdl.handle.net/1843/47048
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618
metadata.dc.relation.ispartof: Revista @mbienteeducação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_Um estudo com egressos do curso de pedagogia avaliando a formação inicial.pdf487.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.