Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47092
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9952013182741941 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eduardo Soares Neves Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mateus Araújo Silva | pt_BR |
dc.creator | Willian Silva de Vasconcellos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1522505282657125 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T19:39:44Z | - |
dc.date.available | 2022-11-09T19:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47092 | - |
dc.description.abstract | This dissertation intents to explore some immanent tensions in the work of Theodor W. Adorno about the cinema. His reflections gain layers as some aspects of his diagnosis of the cultural industry are reassessed in the years before his death. Cinema finds a prominent place in this process, being the medium that, through determined negation, could contradict and expand the notion of autonomy, as well as the very concept of art. | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação tem por objetivo explorar algumas tensões imanentes à obra de Theodor W. Adorno no que diz respeito ao cinema. Suas reflexões ganham camadas na medida em que alguns aspectos de seu diagnóstico sobre a indústria cultural são reavaliados nos anos que antecedem sua morte. O cinema encontra um lugar de destaque nesse processo, sendo o medium que, através da negação determinada, poderia contradizer e ampliar a noção de autonomia, assim como, o próprio conceito de arte. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Theodor W. Adorno | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Adorno, Theodor W., 1903-1969 | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Teoria crítica - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Indústria cultural - Teses | pt_BR |
dc.title | Adorno e o cinema : possibilidades de uma arte autônoma | pt_BR |
dc.title.alternative | Adorno and cinema : possibilities of an autonomous art | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de mestrado - Adorno e o cinema.pdf | Adorno e o cinema: possibilidades de uma arte autônoma | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.