Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47101
Tipo: Dissertação
Título: Afetividade na relação professor aluno : uma pesquisa bibliográfica exploratória
Autor(es): Alexandre Britto Pereira
Primeiro Orientador: Deborah Rosária Barbosa
Segundo Orientador: Sérgio Dias Cirino
Primeiro membro da banca : Regina Helena de Freitas Campos
Segundo membro da banca: Marilene Proença Rabello de Souza
Resumo: A relação professor aluno é extremamente permeada pela questão da afetividade. Historicamente, o tema da afetividade esteve em posição secundária diante da primazia da razão, porém, em tempos recentes, vem ganhando grande importância nas discussões sobre educação. Esta pesquisa bibliográfica teve como objetivo compilar e organizar estudos referentes à afetividade, especificamente no contexto da relação professor aluno. O trabalho buscou debater criticamente acerca do tema da afetividade no contexto da prática educativa. O método escolhido foi o da pesquisa bibliográfica, com a escolha de descritores relacionados à “afetividade” e “relação professor aluno”. O estudo foi realizado na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde da Psicologia BVS-PSI abarcando os trabalhos que tratassem diretamente do tema. A amostra final foi composta por 56 documentos publicados entre os anos de 1992 a 2016. Os documentos selecionados foram analisados através da análise de conteúdo em paralelo a uma organização bibliométrica de modo a apreender como os pesquisadores têm tratado o tema em questão. Foram construídas três categorias de análise: a) documentos que versavam sobre afetividade; b) documentos que focavam a questão da relação professor aluno e c) documentos que traziam a interface da afetividade na relação professor aluno. Os resultados encontrados apontam para que a afetividade na relação professor aluno apresenta relações diretas com a qualidade do processo ensino-aprendizagem; que a qualidade da mediação docente pode produzir afetos positivos ou negativos e que a afetividade não pode ser pensada isolada da cognição, entre outros. Espera-se que esse estudo exploratório possa ajudar futuros pesquisadores interessados em articular o tema da afetividade no contexto educativo, especialmente na questão das relações interpessoais entre estudantes e docentes.
Abstract: The student teacher relationship is extremely permeated by the issue of affectivity. Historically, the theme of affectivity has been in a secondary position before the primacy of reason, but in recent times has gained great importance in the discussions on education. This bibliographic research aimed to compile and organize studies related to affectivity, specifically in the context of the student teacher relationship. The work sought to debate critically about the theme of affectivity in the context of educational practice. The method chosen was the bibliographic research, with the choice of descriptors related to "affectivity" and "student teacher relationship". The study was carried out in the VHL-PSI Virtual Health Library of Psychology database, encompassing works that deal directly with the theme. The final sample consisted of 56 documents published between 1992 and 2016. The documents selected were analyzed through content analysis in parallel to a bibliometric organization in order to understand how the researchers have dealt with the subject in question. Three categories of analysis were constructed: a) documents that dealt with affectivity; B) documents that focused on the question of the student teacher relationship and c) documents that brought the interface of affectivity in the student teacher relationship. The results show that the affectivity in the student teacher relationship presents direct relationships with the quality of the learning teaching process; that the quality of teacher mediation can produce positive or negative affects and that affectivity cannot be thought isolated from cognition, among others. It is hoped that this exploratory study may help future researchers interested in articulating the theme of affectivity in the educational context, especially in the issue of interpersonal relations between students and teachers.
Assunto: Psicologia - Teses
Afetividade - Teses
Professores e alunos - Teses
Educação - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47101
Data do documento: 23-Fev-2017
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