Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.creatorMaria Teresa Mendes Pereirapt_BR
dc.creatorIsabela Giovana de Oliveirapt_BR
dc.creatorJoao Vitor de Paiva Santos Silvapt_BR
dc.creatorSamuel Ferreira Alves Filhopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-09T21:36:19Z-
dc.date.available2022-11-09T21:36:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage195pt_BR
dc.citation.epage200pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869339pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47103-
dc.description.resumoO presente Projeto de Pesquisa foi desenvolvido por um grupo de alunos do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) participantes da Disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) Laboratório Investigativo, todos do Terceiro Ciclo de Formação Humana. Sob a orientação da monitora do Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, Maria Teresa Mendes Pereira (graduanda do Curso de Ciências Biológicas) e supervisão da Professora Ana Cristina Ribeiro Vaz do CP/EBAP/UFMG. Esse GTD é pensado a partir da metodologia STEAM, que visa ensinar através da integração da criatividade e da racionalidade na resolução de problemas, através de uma abordagem holística, que busca a transdisciplinaridade entre ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Durante os encontros os estudantes eram estimulados a observar, investigar, descobrir, conectar e refletir, de maneira coletiva, lidando com práticas interpessoais para resolução de problemas complexos que envolviam a realidade. Em cada encontro foram desenvolvidos projetos diferentes que envolviam as disciplinas do STEAM, os temas e atividades realizados foram pensados em discussões da turma, nas quais eram levantados problemas, principalmente observados dentro do Centro Pedagógico, sendo eles sociais ou de conteúdos de interesse. Algumas das práticas foram: a construção de um foguete de vinagre e bicarbonato, a construção de uma montanha russa de rolos de papel higiênico, a construção de uma torre de balde que transporta alimentos, além de aviões de papel, pilha de batata, sequências de Fibonacci e práticas teatrais que envolvessem problemas sociais. Cada uma dessas práticas ocorreu em tempos delimitados dos encontros e resultaram em relatórios escritos pelos alunos, que relacionaram a prática do desenvolvimento daquela atividade com as cinco disciplinas do STEAM. Observou-se que a utilização dessa metodologia ampliou o modo de pensar e relacionar conteúdos dos estudantes participantes o que favoreceu aos que não conseguem se enquadrar em métodos convencionais de ensino. Além de estimular principalmente o raciocínio lógico, tridimensional e manual dos alunos aportando inovação e criatividade no processo de ensino e de aprendizagem, aspectos de vital importância para formar o cidadão pleno.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSTEAMpt_BR
dc.subjectConstruçãopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.subject.otherCiênciaspt_BR
dc.subject.otherTecnologiapt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherEngenhariapt_BR
dc.titleLaboratório STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2560-1091pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laboratório steam (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática).pdf183.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.