Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Arnaldo Leite de Alvarengapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0737216092823558pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Carvalho Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Amélia Vitória de Souza Conradopt_BR
dc.creatorAndré Luiz de Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0371635173462246pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T13:45:04Z-
dc.date.available2022-11-10T13:45:04Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47121-
dc.description.abstractThe research that resulted in this dissertation had the general goal of mapping and identifying dance educational processes guided by the Education of Ethnic-Racial Relations in the public and technical (municipal and/or state) educational system, in the city of Belo Horizonte, Brazil. Therefore, theoretical discussions were raised from the concepts of Black Educator Movement (GOMES, 2017), Multiculturalism/Interculturality (SANTOS and NUNES, 2003; GONÇALVES and SILVA, 2006; CANDAU, 2008; WALSH, 2009, 2013), Curriculum (SACRISTAN, 2013; SILVA, 2020; DUARTE, et. Al, 2020; PARAÍSO, 2010). Using qualitative-quantitative methodology (SAMPIERI, et. Al, 2006), reference research and exploratory research (GIL, 2008) were combined, electing the Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (CICALT) and its Course Dance Technician as a research field. Indeed, at the investigated school, an educational proposal was created with and from black subjects, in which corporeity and black dances are used primarily in the teaching-learning processes, favoring the development of affirmative actions. The horizontalization of the teacher-student relationship, criticism of Eurocentrism, racialization of educational processes and immersion in artistic and traditional experiences were identified as principles that guided pedagogical practices to implement the educational proposal in dance. In this way, it was possible to characterize emancipatory dimensions in students exposed to such experiences, which narrate aspects of greater critical discernment about racial belonging and anti-racist agency in their respective professional performances and daily life.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa que resultou nesta dissertação teve por objetivo geral mapear e identificar processos educativos de dança orientados pela Educação das Relações Étnico-Raciais na rede pública de educação básica e técnica (municipal e/ou estadual), na cidade de Belo Horizonte, tecendo a discussões teóricas a partir dos conceitos de Movimento Negro Educador (GOMES, 2017), Multiculturalismo/Interculturalidade (SANTOS e NUNES, 2003; GONÇALVES e SILVA, 2006; CANDAU, 2008; WALSH, 2009, 2013), Currículo (SACRISTAN, 2013; SILVA, 2020; DUARTE, et. Al, 2020; PARAÍSO, 2010). Se valendo de metodologia quali-quantitativa (SAMPIERI, et. Al, 2006), aliou-se pesquisa de referência e pesquisa exploratória (GIL, 2008), elegendo o Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologia (CICALT) e seu Curso Técnico em Dança como campo de pesquisa. Com efeito, foi levantada na escola investigada uma proposta educativa elaborada com e a partir de sujeitos negros, na qual corporeidade e danças negras são utilizadas prioritariamente nos processos de ensino-aprendizagem favorecendo o desenvolvimento de ações afirmativas. Identificou-se a horizontalização da relação professor-aluno, crítica ao eurocentrismo, racialização dos processos educativos e a imersão em vivências artísticas e da tradição como princípios que orientaram as práticas pedagógicas para efetivar a proposta educativa em dança. Desse modo foi possível caracterizar dimensões emancipatórias nos estudantes expostos a tais experiências os quais narram aspectos de maior discernimento crítico sobre o pertencimento racial e agência antirracista em suas respectivas atuações profissionais e vida cotidiana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEmancipação socialpt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.otherDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRelações étnicas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação interculturalpt_BR
dc.titleAbordagens de ensino-aprendizagem em dança interculturalmente orientadas: educação das relações étnico-raciais em processos educativos no curso técnico em dança do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologia - CICALTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3798-5793pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abordagens de ensino aprendizagem de dança interculturalmente orientadas.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.