Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47132
Type: Tese
Title: O acontecimento da narração oral de Guimarães Rosa: o Grupo Miguilim de Cordisburgo (MG)
Authors: Maria Elisa Pereira de Almeida
First Advisor: Mariana de Lima e Muniz
First Referee: Maurílio Andrade Rocha
Second Referee: Juarez Guimarães Dias
Third Referee: Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
metadata.dc.contributor.referee4: Christina Carneiro Streva
metadata.dc.contributor.referee5: Mônica Gama
Abstract: Nesta tese, a autora apresenta a narração oral de literatura ou texto poético que nasce da escrita como arte convivial, um acontecimento que compartilha com o teatro da mesma estrutura matriz. Partindo dos aedos homéricos, pas-sando pelos rapsodos gregos, pelos contadores e leitores públicos romanos, pelos jograis da Eurásia e griots da África na Idade Média, a autora reflete li-vremente acerca de cada uma destas diferentes performances em que a poe-sia oral teve seu lugar, trabalhando as relações entre o oral e o escrito e bus-cando suas interfaces com o acontecimento da narração oral de literatura. Ressalta-se a importância desse estudo no campo das Artes da Cena na medi-da em que esse acontecimento artístico é pouco conhecido e quase não estu-dado pelos profissionais da área. Guiada pelas reflexões de Florence Dupont (1994) sobre o lugar ocupado pelo leitor desde a Antiguidade, delineia-se o percurso que culmina com a invenção da literatura no Ocidente e o novo lugar que seu leitor passará a ocupar, co-autor, preenchendo momentaneamente de sentido as entrelinhas do texto literário. São apresentadas contribuições de Henri Meschonnic e Paul Valéry, entre outros autores, sobre a especificidade do texto literário e suas relações com a oralidade. Apresenta-se por fim, como exemplo do acontecimento de narração de literatura, o relato da experiência do Projeto Grupo Miguilim, que há 23 anos realiza a formação de jovens em Cor-disburgo, Minas Gerais para narrarem de cor trechos da obra de Rosa no Mu-seu Casa Guimarães Rosa e fora dele. Se toda palavra em cena é corporal, conforme Dubatti (2007), no acontecimento da narração de literatura, o conví-vio poético estabelece-se prioritariamente via ações da fala. O treino dos nar-radores miguilins concentra-se em uma sequência de leituras variadas que visam à memorização e à apropriação do texto poético, para que cada aluno seja capaz de narrá-lo de corpo e alma, de cor, coraçãomente. O texto literário imprime ao acontecimento da narração oral seus traços e a experiência do Grupo Miguilim é um exemplo vivo de democratização da literatura, levando Brasil afora a palavra poética de Rosa.
Abstract: In this dissertation, the author presents the oral narrative of literature or poetic text that comes from writing as a living art, an event that shares with theater the same matrix structure. Starting from the Homeric bards, passing through the Greek rhapsodes, Roman storytellers and public readers, the Eurasian jon-gleurs and African griots in the Middle Ages, the author freely reflects on each of these different performances where oral poetry had its dwelling, working on the relations between orality and writing and seeking their interfaces with the event of oral narration of literature. The importance of this study in the field of Performing Arts is emphasized in that this artistic event is little known and hardly studied by professionals in the field. Guided by Florence Dupont's (1994) re-flections on the place occupied by the reader since antiquity, the author deline-ates the path that culminates with the invention of literature in the west and the new place that its reader will occupy, as co-author, filling the lines of the literary text with meaning. The dissertation covers contributions by Henri Meschonnic and Paul Valéry, among other authors, on the specificity of the literary text and its relations with orality. Finally, as an example of the event of narration of litera-ture, the author presents the experience of the Miguilim Group Project, which for 23 years has been training young people in Cordisburgo, Minas Gerais to narrate by heart excerpts of Rosa's work at the Casa Guimarães Rosa Museum and in outdoor events. If every word in the scene is corporal, according to Dubatti (2007), in the event of the narration of literature, the poetic conviviality is established primarily through speech actions. The training of the Miguilim narra-tors focuses on a sequence of varied readings aimed at memorization and the appropriation of the poetic text, so that each student is able to narrate it body and soul, by heart, heartedly. The literary text gives to the event of oral narration its traces, and the experience of the Miguilim Group is a living example of the democratization of the literature, taking the poetic word of Rosa around Brazil.
Subject: Rosa, João Guimarães, 1908-1967
Grupo Miguilim (Grupo teatral)
Narrativa (Retórica)
Representação teatral
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47132
Issue Date: 7-Feb-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Narração Oral tese 2022-05-25 b 2.pdf3.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.