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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação em diabetes e mudanças nos hábitos de vida
Título(s) alternativo(s): Education in diabetes and changes in living habits
Autor(es): Marta Lamounier Moura Vargas Corgozinho
Alessandra de Cássia Lovato
Izabela Cristina de Faria Martins
Ana Paula Lucas Mota
Ana Cristina Ribeiro Mendes
Resumen: A Diabetes mellitus é uma desordem metabólica com alta prevalência na população mundial. A mais comum é a diabetes mellitus do tipo 2, quando o corpo torna-se resistente à insulina ou não produz insulina suficiente resultando em redução significativa da expectativa de vida além de aumentar a utilização dos serviços de saúde. O autocuidado com a doença é complicado pela falta de adesão ao tratamento. A educação permanente em saúde surge neste contexto com o intuito de provocar mudança de atitudes e/ou comportamento permitindo a aquisição de novos conhecimentos sobre diabetes, conscientização, qualificação e atualização dos profissionais de saúde visando a melhoria na qualidade de vida dos diabéticos. Este artigo de revisão visa demonstrar a importância da realização da educação em diabetes em pacientes e profissionais da saúde, bem como dos efeitos benéficos das mudanças nos hábitos de vida em pacientes portadores de diabetes. Foi realizada uma revisão da literatura utilizando dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Center for Biotechnology Information (NCBI) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da internet. Foram analisados 106 artigos e selecionados 18 artigos que respondiam aos objetivos propostos deste estudo. A educação em saúde é reconhecida como parte fundamental no tratamento de pacientes diabéticos. O processo educativo possibilita aos pacientes acesso a ferramentas para desenvolvimento de habilidades em relação ao autocuidado, com vistas a aumentar o nível de conhecimento para o manejo da doença. A educação permanente promove mudanças nos hábitos de vida que incluem dieta saudável, utilização de medicação adequada e a prática de exercícios físicos contínuos, reduzindo os riscos de desenvolvimento de complicações associadas à diabetes ou outras comorbidades associadas. Implementar mudanças no estilo de vida destes pacientes se torna desafiador mas imprescindível para a garantia da qualidade de vida.
Abstract: Diabetes mellitus is a metabolic disorder with high prevalence in the world population. The most common is type 2 diabetes mellitus when the body becomes insulin resistant or does not produce enough insulin resulting in significantly reduced life expectancy and increased health care utilization. Self-care with the disease is complicated by the lack of adherence to treatment. Permanent health education emerges in this context in order to bring about change in attitudes and/or behavior allowing the acquisition of new knowledge about diabetes, awareness, qualification and updating of health professionals aiming at improving the quality of life of diabetics. This review article aims to demonstrate the importance of diabetes education in patients and health professionals, as well as the beneficial effects of changes in lifestyle in patients with diabetes. A literature review was performed using data from the Virtual Health Library (BVS), National Center for Biotechnology Information (NCBI) and Scientific Electronic Library Online (SciELO) and from the internet. We analyzed 106 articles and selected 18 articles that met the proposed objectives of this study. Health education is recognized as a fundamental part in the treatment of patients diabetics. The educational process provides patients with access to tools for developing self-care skills in order to increase the level of knowledge for disease management. Continuing education promotes changes in lifestyle including healthy diet, appropriate medication, and continuous exercise, reducing the risk of developing complications associated with DM2 or other associated comorbidities. Implementing changes in the lifestyle of these patients becomes challenging but essential to ensure quality of life.
Asunto: Diabetes mellitus
Qualidade de vida
Qualidade de vida
Educação em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAR - DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2566
URI: http://hdl.handle.net/1843/47165
Fecha del documento: 6-mar-2020
metadata.dc.url.externa: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2566
metadata.dc.relation.ispartof: Research, Society and Development
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