Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47168
Tipo: Dissertação
Título: A escolha de livros de literatura infantil por professoras da educação infantil
Autor(es): Dayenne de Souza Bassut Pereira
Primeiro Orientador: Mônica Correia Baptista
Primeiro Coorientador: Alessandra Latalisa de Sá
Primeiro membro da banca : Maria Zélia Versiani Machado
Segundo membro da banca: Samira Zaidan
Resumo: Apesar de a literatura infantil ser um campo de estudo com um número significativo de produções, há poucos estudos que tratam das escolhas de livros por professoras da Educação Infantil. Como é feita a seleção dos livros que fazem parte dos acervos das escolas e de cada turma de Educação Infantil? Quem participa dessa seleção? Que papel as professoras exercem nesse processo de seleção? Caso participem de processos de seleção, que critérios elas empregam para compor acervos de livros infantis para creches e pré-escolas? Este estudo teve como objetivo conhecer e compreender como professoras da Educação Infantil realizam escolhas de livros de literatura para composição de acervos e/ou para desenvolver situações de aprendizagem junto a crianças menores de seis anos de idade, nas creches ou pré-escolas onde atuam. A pesquisa contemplou breve análise acerca do trabalho com literatura na Educação Infantil e como ela é abordada nos documentos oficiais, tais como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular, além de discutir dois conceitos que foram fundamentais para a análise dos dados, isto é, bibliodiversidade e qualidade na literatura infantil. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativo, se deu por meio da aplicação de questionário, com 63 perguntas, enviado eletronicamente para 87 professoras, que atuam em Escolas Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte, participantes do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil. Os resultados apontaram que metade das respondentes afirmou ter cursado disciplinas sobre literatura infantil durante sua formação inicial e participaram de processos de escolha de livros que são trabalhados e/ou lidos para as crianças em suas turmas. Em relação aos critérios de escolha dos livros, a maior parte das professoras prefere livros que possuam temáticas interessantes, cores fortes e vivas, atrativos na capa e tamanho de letra adequado e que possibilitem o desenvolvimento linguístico das crianças. Ainda que não seja possível concluir que tais critérios analisados isoladamente determinem uma forma inadequada de escolha, chama atenção o fato de que outros critérios relacionados aos aspectos estéticos das obras sejam preteridos.
Abstract: Although children's literature is a field of study with a significant number of productions, there are few studies that deal with book choices by preschool teachers. How is the selection of books that are part of the schools' collections and each kindergarten class carried out? Who participates in this selection? What role do the teachers play in this selection process? If they participate in the selection process, what criteria do they use to compose children's book collections for kindergartens and preschools? This study aimed to learn and understand how preschool teachers choose literature books to compose their collections and/or to develop learning situations with children under six years of age, in the daycare centers or preschools where they work. The research included a brief analysis of the work with literature in Children's Education and how it is addressed in official documents, such as the National Curricular Guidelines for Children's Education and the Common National Curricular Base, in addition to discussing two concepts that were fundamental to the data analysis: Bibliodiversity and quality in children's literature. This quanti-qualitative research was carried out through a 63-question questionnaire sent electronically to 87 teachers working in Municipal Schools of Early Childhood Education in Belo Horizonte who participated in the course Reading and Writing in Early Childhood Education. The results showed that half of the respondents said they had studied subjects on children's literature during their initial training and participated in processes to choose books that are worked with and/or read to the children in their classes. Regarding the criteria for choosing books, most of the teachers prefer books that have interesting themes, strong and vivid colors, attractive covers, adequate font size, and that enable the linguistic development of children. Although it is not possible to conclude that these criteria, when analyzed in isolation, determine an inadequate form of choice, it is noteworthy that other criteria related to the aesthetic aspects of the books are preferred.
Assunto: Educação de crianças
Literatura infanto-juvenil - Seleção
Literatura infanto-juvenil - Estudo e ensino
Livros - Seleção
Livros ilustrados para crianças - Seleção
Professores - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47168
Data do documento: 23-Fev-2022
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