Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47189
Type: Dissertação
Title: O uso da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para crianças e jovens (CIF-CJ) na avaliação fonoaudiológica em ambiente ambulatorial
Authors: Marina Garcia de Souza Borges
First Advisor: Stela Maris Aguiar Lemos
First Co-advisor: Adriane Mesquita de Medeiros
Abstract: Introdução: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ), foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) visando descrever as possíveis condições de saúde e funcionalidade de indivíduos com idade até 18 anos, além das características que são próprias ao processo de desenvolvimento. Seu uso tem sido reforçado por órgãos tais como o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Contudo seu emprego em pesquisas e, principalmente, na prática clínica fonoaudiológica no Brasil ainda é bastante restrito. Objetivo: Utilizar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF CJ) na caracterização da funcionalidade de pacientes atendidos em um ambulatório de avaliação fonoaudiológica. Métodos: Trata-se de estudo observacional analítico transversal retrospectivo, realizado no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital São Geraldo, integrante do complexo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). A pesquisa foi baseada em dados secundários oriundos dos relatórios de anamnese e avaliação de pacientes atendidos de 2010 a 2014, configurando um corpus inicial de 1032 prontuários. Foram excluídos os prontuários pertencentes a pacientes com idade superior a 16 anos e cujos relatórios de anamnese ou avaliação encontravam-se incompletos. 556 prontuários considerados elegíveis fizeram parte da análise inicial, sendo coletadas informações referentes aos aspectos sociodemográficos e clínico-assistenciais dos pacientes. Na etapa seguinte, somente os prontuários pertencentes à pacientes com idades entre cinco a 16 anos, e sem a suspeita ou diagnóstico confirmado de perda auditiva, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento ou sem inconsistências em relação aos dados presentes nos relatórios, foram incluídos. Deste modo, 180 prontuários foram analisados utilizando a CIF-CJ na classificação da funcionalidade dos aspectos de comunicação e demais questões fonoaudiológicas. Para tanto foi realizada a identificação dos conteúdos que remetessem à presença das categorias dos componentes Funções do Corpo, Atividades e Participação e Fatores Ambientais nos relatórios. Quando presentes, essas foram analisadas como alteradas ou não, indicando a existência de deficiência, dificuldade, Barreira ou Facilitador. O passo seguinte focou nas categorias pertencentes às Funções do Corpo e Atividades e Participação identificadas, sendo realizada, ainda, análise com o objetivo de estabelecer fatores que pudessem representar um maior número de categorias e verificar a existência de associações destes com os aspectos sociodemográficos e clínico-assistenciais. Para a análise dos dados foi realizada a descrição da distribuição de frequência das variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão para variáveis contínuas. Visando reduzir o número de categorias da CIF CJ dentro de um mesmo componente, foi realizada Análise Fatorial. Para avaliar a existência de associações entre as variáveis, ao longo do estudo, foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e a correlação de Spearman. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Foram incluídos inicialmente 556 prontuários, sendo 181 indivíduos do sexo feminino e 375 do sexo masculino, com idades entre um mês e 16 anos. As queixas mais citadas em anamnese foram as alterações de fala, linguagem escrita e de dificuldade na interação social e as hipóteses diagnósticas mais prevalentes foram as alterações na linguagem oral, nos aspectos cognitivos da linguagem e na motricidade orofacial. Nos 180 prontuários que atenderam aos critérios da segunda etapa foram identificadas 65 categorias da CIF-CJ. Dentre os 13 itens das Funções do Corpo verificados, a categoria que, com maior frequência, foi caracterizada como na qual houve deficiência foi a b167 - funções mentais da linguagem (69,4%) e a que predominou com a descrição de que não se observou deficiência foi a b156 - funções da percepção (82,0%). Para as 34 categorias identificadas pertencentes ao componente das Atividades e Participação, as mais frequentemente apontadas como dificuldade foram: d140 - aprender a ler – desempenho (84,9%) e d640 - realização das tarefas domésticas – desempenho (61,4%). Já as categorias que em maior porcentagem foram descritas como não há dificuldade foram: d155 - adquirir competências/habilidades – capacidade (100,0%), d210 - realizar uma única tarefa – capacidade (100,0%), d550 – comer – capacidade (100,0%) e d560 – beber – capacidade (100,0%). Das 18 categorias relativas aos Fatores Ambientais, a descrita na maior parte dos relatórios como Barreira foi a e425 - atitudes individuais de conhecidos, pares, colegas, vizinhos e membros da comunidade (25,6%) e as descritas como Facilitador em maior frequência foram e130 - produtos e tecnologias para a educação (100,0%), e165 - bens (100,0%), e310 - família próxima/imediata (100,0%) e e325 - conhecidos, pares, colegas, vizinhos e membros da comunidade (100,0%). A Análise Fatorial evidenciou duas dimensões das Funções do Corpo, sendo descritos o Fator um, denominado linguagem/fala/audição, formado pelas funções da memória, da percepção, cognitivas básicas, mentais da linguagem, auditivas e da articulação e o Fator dois, referente à motricidade orofacial/voz, foi formado pelas funções da voz, respiratórias e de ingestão. Para a análise realizada com as categorias do componente Atividades e Participação, foram retidos três fatores, sendo o Fator um, socialização formado por gerenciar o próprio comportamento (Capacidade e Desempenho), interações interpessoais complexas – desempenho e relacionamentos sociais informais – desempenho, o Fator dois foi formado apenas pela capacidade de adquirir conceitos, e o Fator três, família/escola, formado pelo desempenho em relacionamentos familiares e educação escolar. Após análise, foi verificada associação estatisticamente significativa do Fator um das Funções do Corpo, linguagem/fala/audição, com as variáveis sociodemográficas escolaridade do paciente, idade, número de irmãos, número de cômodos no domicílio e número de pessoas no domicílio e com as variáveis clínico-assistenciais queixa de alteração de fala, hipóteses diagnósticas de alterações de aquisição/desenvolvimento da linguagem oral, nos aspectos cognitivos da linguagem, na fala e no processamento auditivo, e com as condutas de realização da avaliação completa do processamento auditivo e de terapia fonoaudiológica. O Fator dois, motricidade orofacial/voz, também integrante das Funções do Corpo, apresentou diferença estatisticamente significativa em relação a variável sociodemográfica faixa de escolaridade do pai e com as variáveis clínico assistenciais queixa de alterações de motricidade orofacial e na interação social, hipóteses diagnósticas de alterações de motricidade orofacial e de voz e conduta de encaminhamento para acompanhamento com outro profissional. Houve diferença estatisticamente significativa do Fator um das Atividades e Participação, socialização, em relação as variáveis queixa de dificuldade de interação social e hipótese diagnóstica de alterações dos aspectos cognitivos da linguagem. Para o Fator dois, aquisição de conceitos, foi verificada associação com significância estatística com queixas de alterações de fala e de dificuldade de interação social, hipóteses diagnósticas de alterações dos aspectos cognitivos da linguagem e de motricidade orofacial. Já o Fator três, família/escola, constituído também por categorias do componente Atividades e Participação, apresentou diferença estatisticamente significativa com as variáveis sociodemográficas escolaridade do paciente, escolaridade da mãe, escolaridade do pai, local de residência e idade e com as variáveis clínico-assistenciais queixas de alterações nas questões de leitura e escrita/dificuldades escolares e ausência de alterações de fala, profissional que realizou o encaminhamento do paciente para avaliação fonoaudiológica e hipóteses diagnósticas de alterações nas questões de linguagem escrita e ausência de alterações de motricidade orofacial. Conclusão: Este estudo mostrou que foi possível e viável fazer uso da CIF-CJ para caracterizar questões de funcionalidade referentes aos aspectos fonoaudiológicos de crianças e jovens encaminhados para avaliação ambulatorial. Possibilitou ainda, verificar a existência de associações entre fatores construídos por meio das categorias mais prevalentes da CIF-CJ com variáveis sociodemográficas e clínico-assistenciais. Demonstra-se, assim, a possibilidade e importância da inserção desta classificação na rotina clínica ambulatorial em fonoaudiologia.
Abstract: Introduction: The International Classification of Functioning, Disability and Health Children & Youth Version (ICF-CY) was created by the World Health Organization (WHO) to describe the possible conditions of health and functionality of individuals aged up to 18 years and the characteristics that are proper of the development process. Its use has been reinforced by bodies such as the National Health Council (CNS) and the Federal Council of Speech Therapy (CFFa). However, its use in researches, and mainly in speech and language clinical practice in Brazil, is still very restricted. Purpose: To use the International Classification of Functioning, Disability and Health Children & Youth Version (ICF-CY) in the characterization of the functionality of patients assisted in a speech-language pathology outpatient clinic. Methods: This is a retrospective observational analytic cross-sectional study conducted at the Speech and Hearing Clinic of the São Geraldo Hospital, an integrant part of the complex of the Medical School (Hospital das Clínicas) of the Federal University of Minas Gerais (HC UFMG). The research was based on secondary data of anamnesis and evaluation reports of patients assisted from 2010 to 2014, configuring an initial corpus of 1032 medical records. Medical records of patients aged over 16 years and whose anamnesis or evaluation reports were incomplete were excluded. Information regarding socio demographic and clinical and assistance aspects of the patients was collected from the 556 records considered eligible for the initial analysis. In the next step, only medical records of patients aged from 5 to 16 years and without the suspected or confirmed diagnosis of hearing loss, intellectual disability, and global developmental disorders or without inconsistencies in relation to the data presented in the reports were included. Thereby, 180 medical records were analyzed using the ICF-CY in the classification of the functionality of the communication aspects and other speech-language disorders. For that, contents including categories of components such as Body Functions, Activities and Participation and Environmental Factors were identified in the reports. If present, they were analyzed as altered or not, indicating the existence of impairment, difficulty, Barrier or Facilitator. The next step focused on the categories pertaining to the Body functions and Activities and Participation identified, and an analysis was also carried out to establish factors that could represent a greater number of categories and verify the existence of their associations with socio-demographic and clinical and assistance aspects. For the data analysis, a description of the frequency distribution of the categorical variables, and the analysis of the measures of central tendency and dispersion for continuous variables were made. In order to reduce the number of ICF CY categories within the same component, a Factor Analysis was performed. To evaluate the existence of associations between the variables throughout the study, the Pearson Chi-square, Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests and the Spearman correlation were used. The adopted significance level was of 5%. Results: Initially, 556 medical records were included, being of 181 female and 375 male individuals, aged from one month to 16 years. The most frequent complaints in anamnesis were disorders in speech, written language and difficulty in social interaction, and the most prevalent diagnostic hypotheses were disorders in oral language, cognitive aspects of language and orofacial motricity. In the 180 medical records that met the criteria of the second stage, 65 categories of ICF-CY were identified. Among the 13 items of Body Functions verified, the category that was most frequently characterized as having impairment was the b167 - mental functions of language (69.4%), and the one that predominated with the description that no impairment was observed was the b156 - perceptual functions (82.0%). For the 34 categories identified pertaining to the component of Activities and Participation, the most frequently pointed out as difficulty were: d140 - learn to read - performance (84.9%) and d640 - performance of household tasks - performance (61.4%). The categories that, with higher percentage, were described as having no difficulty were: d155 - acquire skills/abilities – capacity (100.0%), d210 – perform a single task – capacity (100.0%), d550 – eat – capacity (100.0%) and d560 – drink - capacity (100.0%). Of the 18 categories related to Environmental Factors, the described one in most part of the reports as Barrier was the e425 - individual attitudes of acquaintances, peers, colleagues, neighbors and community members (25.6%) and the described ones as Facilitator with higher frequency were e130 - products and technology for education (100.0%), e165 - assets (100.0%), e310 - immediate family (100.0%) and e325 - acquaintances, peers, colleagues, neighbors and community members (100.0%). The Factor Analysis revealed two dimensions of the Body functions, being described the Factor one, denominated language/speech/hearing, formed by memory, perception, basic cognitive, mental of language, auditory and articulation functions, and the Factor two, related to orofacial motricity/voice, was formed by voice, respiratory and ingestion functions. For the analysis carried out with the categories of the Activities and Participation component, three factors were retained, being the Factor one, socialization formed by the management of the own behavior (Capacity and Performance), complex interpersonal interactions – performance and informal social relationships – performance, the Factor two was only formed by the capacity to acquire concepts, and the Factor three, family/school, formed by the performance in family relationships and school education. After analysis, a statistically significant association of the Factor one of the Body functions, language/speech/hearing, with the sociodemographic variables, education level of the patient, age, number of brothers, number of rooms at home and number of people at home were verified, as also with the clinical and assistance variables, complaint of speech alteration, diagnostic hypotheses of disorders of oral language acquisition/development, in the cognitive aspects of the language, speech and auditory processing, and with the conducts of complete evaluation of the auditory processing and speech therapy. The Factor two, orofacial motricity/voice, also integrant part of the Body functions, presented a statistically significant difference in relation to sociodemographic variable, education level of the father, and with the clinical and assistance variables, complaints of orofacial motricity disorders and social interaction, diagnostic hypotheses of orofacial motricity and voice disorders and conduct of referral for the follow-up with another professional. There was a statistically significant difference of the Factor one of the Activities and Participation, socialization, in relation to variables such as complaint of difficulty of social interaction and diagnostic hypothesis of disorders of the cognitive aspects of the language. For Factor two, acquisition of concepts, it was verified an association with statistical significance with complaints of speech disorders and difficulty of social interaction, diagnostic hypotheses of disorders in the cognitive aspects of language and orofacial motricity. Factor three, family/school, also constituted by categories of the component Activities and Participation, presented a statistically significant difference with the sociodemographic variables, education level of the patient, education level of the mother, education level of the father, place of residence and age and with the clinical and assistance variables, complaints of disorders in reading and writing issues/school difficulties and absence of speech disorders, professional that referred the patient to speech-language assessment and diagnostic hypotheses of disorders in issues of written language and absence of orofacial motricity disorders. Conclusion: This study showed that it was possible and feasible to use ICF-CY to characterize functional issues related to the speech and hearing aspects of children and teens referred to outpatient evaluation. It made also possible to verify the existence of associations between factors constructed through the most prevalent categories of the ICF-CY with sociodemographic and clinical and assistance variables. Thus, the possibility and importance of insertion of this classification in the outpatient clinic routine in speech therapy is demonstrated.
Subject: Fonoaudiologia
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Criança
Adolescente
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47189
Issue Date: 27-Apr-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DA CIF-CJ NA AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM AMBIENTE AMBULATORIAL - Final em PDF.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.