Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47190
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dc.contributor.advisor1Adlane Vilas Boas Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828381419292488pt_BR
dc.contributor.referee1Sibelle Cornélio Diniz da Costapt_BR
dc.contributor.referee2Marina Assis Fonsecapt_BR
dc.creatorLaryssa Cristine Cardoso Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6491249550082320pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T15:37:18Z-
dc.date.available2022-11-11T15:37:18Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47190-
dc.description.abstractMuseums and science centers are undergoing a process of resignification, which is evidenced by the efforts these institutions have made to bring the public closer to Museums. Taking into account that current generations were born or grew up in contact with the advent of new technologies and that education needs to undergo transformations in order to serve this new audience, the digital natives, it becomes relevant to invest in new approaches and in new resources with the purpose of making the learning process more fruitful in these spaces and with possible repercussions in formal education spaces. In order to contribute to this purpose, this study aimed to develop a digital educational game for the Espaço do Conhecimento UFMG. Based on the Educational Digital Game Design models and recommendations for the development of games for museums, the Conecta Chronos game was created, which aims to dialogue with the permanent exhibitions for the destination place that relate to the Origin of Earth, Origin of Life, Evolution of Living Beings and Time Travel. The Conecta Chronos prototype is presented at the stage where the Game Design Document (GDD), maps, interface and game elements were developed for this initial version. Its implementation on the Espaço do Conhecimento UFMG website will allow it to be directed to the alpha phase, in which players and experts evaluate their experience with the game with the intention of finding problems that can be solved and, thus, undergoing improvements for their final validation. It is expected that the game can be installed as a totem in the Espaço do Conhecimento UFMG, but being a digital game available on the Internet, there is also provision for its use in formal education spaces and players' personal devices. The research developed aimed to produce a game consistent with the place it is intended for, providing experiences of playful, synesthetic, interactive and learning value, expanding the educational actions of that space. In addition, this work also contributed to expand the literature on educational digital games produced for Museums and Science Spaces and contribute to the process of developing games in other museum spaces.pt_BR
dc.description.resumoOs museus e centros de ciências estão passando por um processo de ressignificação, o qual é evidenciado pelos esforços que estas instituições têm feito para aproximar o público. Levando em consideração que as gerações atuais nasceram ou cresceram em contato com o advento das novas tecnologias e que a educação precisa passar por transformações a fim de atender este novo público, os nativos digitais, torna-se relevante que se invista em novas abordagens e em novos recursos com o propósito de tornar o processo de aprendizado mais profícuo nesses espaços e com possível repercussão em espaços formais de educação. No sentido de contribuir com este propósito, este estudo teve como objetivo desenvolver um jogo educativo digital destinado ao Espaço do Conhecimento UFMG. Tendo como base os modelos de Design de Jogos Digitais Educacionais e as recomendações para o desenvolvimento de jogos destinados a museus, foi construído o jogo Conecta Chronos que tem a intenção de dialogar com as exposições permanentes do Espaço que se relacionam com os temas Origem do planeta Terra, Origem da Vida, Evolução dos Seres Vivos e Viagem no Tempo. O protótipo do Conecta Chronos é apresentado na fase em que o Game Design Document (GDD), os mapas, interface e elementos do jogo foram desenvolvidos para esta versão inicial. Sua implementação no site do Espaço do Conhecimento UFMG possibilitará seu direcionamento para a fase alfa, em que jogadores e especialistas avaliam sua experiência com o jogo com a intenção de encontrar problemas que possam ser resolvidos e, assim, passar por melhorias para sua validação final. Tem-se a expectativa que o jogo possa ser instalado como um totem no Espaço, mas sendo um jogo digital disponibilizado na Internet, também há previsão do seu uso em espaços formais de educação e dispositivos pessoais dos jogadores. A pesquisa desenvolvida buscou a produção de um jogo coerente com o local a que ele se destina, proporcionando experiências de valor lúdico, sinestésico, interativo e de aprendizado, ampliando as ações educativas daquele espaço. Ademais, este trabalho contribuiu também, para ampliar a literatura acerca de jogos digitais educacionais produzidos para museus e espaços de ciências e contribuir para o processo de desenvolvimento de jogos em outros espaços museais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseus e espaços de ciênciaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogos digitais educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino de evoluçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Jogos Digitais Educacionaispt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Gerais - Museuspt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Gerais - espaço do conhecimento - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherConecta Chronos (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subject.otherMuseus - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherMuseus e escolaspt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleJogo didático “Conecta Chronos”: o desenvolvimento e construção de um game destinado a museus e centros de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeDidactic game “Conecta Chronos”: the development and construction of a game for museums and science centers.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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