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Type: Dissertação
Title: Demandas escolares de adolescentes participantes do Programa de Extensão Janela da Escuta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais: contribuições da psicopedagogia no acolhimento e na avaliação interdisciplinar
Authors: Márcia Zakur Ayres
First Advisor: Adriana de Souza Medeiros Batista
First Co-advisor: Cristiane de Freitas Cunha Grillo
First Referee: Lucilia Panisset Travassos
Second Referee: Ana Maria Costa da Silva Lopes
Third Referee: Patrícia Regina Guimarães
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo discutir, por meio de demandas escolares direcionadas ao Projeto Janela da Escuta do Programa de Extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, acolhidas e avaliadas pela pesquisadora, uma profissional de Psicopedagogia. A participação de um psicopedagogo em equipe interdisciplinar de atendimento em saúde do adolescente busca favorecer o conhecimento das práxis do atendimento psicopedagógico hospitalar, especificamente no contexto ambulatorial, o que é justificável pelo expressivo número de adolescentes, com frequentes queixas de dificuldades no processo de aprendizagem, baixo rendimento escolar e questões comportamentais, que buscam os serviços de saúde. O trabalho psicopedagógico foi desenvolvido com a utilização de relatórios de encaminhamento, coleta de dados por meio de anamnese e a participação de vivências no ambulatório. O estudo foi fundamentado em escuta ativa, testes e materiais psicopedagógicos, nos resultados das avaliações realizadas, suas devolutivas e nas orientações para os adolescentes, seus familiares e outros responsáveis, assim como para as escolas. A interdisciplinaridade, baseada nas ações dos especialistas em atenção ao adolescente e na escuta do adolescente, como especialista de si mesmo, é o eixo do projeto. É ela que também orienta os casos clínicos aqui apresentados e a construção desta pesquisa-ação. A participação do psicopedagogo em equipes de atendimento em saúde propõe a saúde integral do adolescente, bem como a prevenção da violência, da exclusão ou da não inclusão daquele com demandas escolares relacionadas com não aprenderem. Além disso, busca a adesão do paciente/aluno no papel de sujeito responsável pelo sucesso da sua saúde escolar, assim como o entendimento e a participação dos seus responsáveis em todo o processo. Além da sua significativa relevância social, esta pesquisa contribui para a evolução do conhecimento sobre a Psicopedagogia e sua atuação em contexto ambulatorial/hospitalar.
Abstract: This dissertation aims to discuss school demands, selected and evaluated by the psychopedagogist researcher and directed to the Projeto Janela da Escuta, which is part of the Extension Program of the Medical School at the Federal University of Minas Gerais. The participation of a psychopedagogist on an interdisciplinary team of adolescent health care intends to promote the knowledge of the praxis of the psychopedagogical care in hospitals, specifically in the outpatient context. The significant number of adolescents who seek health services, with complaints of frequent difficulties in the learning process, low school performance and behavioral issues, justifies this study. The psychopedagogical work was developed with referral reports, data collecting by anamnesis and the participation of the researcher in experiences in the clinic. The study was based on active listening, psychopedagogical tests and materials, on the results of the evaluations carried out, feedback and on the guidelines for adolescents, their families and other guardians, as well as for the schools they attend. Interdisciplinarity, based on the actions of specialists in adolescent care and listening to the adolescent, as a specialist in himself, is the axis of the project. It also guides the clinical cases hereby presented and the construction of this action research. The participation of psychopedagogists in health care teams contributes to the integral health of adolescents and to the prevention of violence, exclusion or non-inclusion of those with school demands related to not learning well. Besides, it pursues patient/student adherence to being responsible for their school health success, as well as the understanding and participation of the responsible adults throughout the process. In addition to its significant social relevance, this research contributes to the evolution of the knowledge about Psychopedagogy and its role in the outpatient/hospital context.
Subject: Saúde
Adolescente
Aprendizagem
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47192
Issue Date: 13-Oct-2021
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