Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47207
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conjunto para habitação social com princípios bioclimáticos para o município de Governador Valadares, MG
Título(s) alternativo(s): Social housing design with bioclimatic principles for the municipality Governador Valadares, MG
Autor(es): Ana Paula de Almeida Rocha
Eleonora Sad de Assis
Simone Queiroz da Silveira Hirashima
Resumo: Este artigo apresenta a aplicação de conceitos da arquitetura bioclimática em um projeto para habitação social concebido para o município de Governador Valadares-MG, para o qual foram propostas tipologias distintas de habitação e áreas de uso comum. Objetiva incentivar a promoção de projetos mais racionais do ponto de vista energético, os quais sejam economicamente viáveis em longo prazo, confortáveis para seus habitantes e adequados ambientalmente. Além dos princípios bioclimáticos, foram utilizados conceitos da engenharia simultânea para direcionar as decisões de projeto de maneira simultânea e interligada. O desenho urbano e as edificações foram projetados considerando as especificadades locais como o clima quente e úmido, o relevo acidentado, e a existência de um curso d’água no terreno, dentre outros condicionantes projetuais. O ordenamento considerou os cálculos de declividade do terreno, das densidades populacionais e da proporção entre a área construída, livre e arborizada. Também foram respeitadas as normas de circulação e de acessibilidade urbana. Na fase de pré-projeto, o uso das tabelas de Mahoney foi fundamental para determinar as principais diretrizes climáticas do desenho urbano e das edificações. A declividade do terreno natural foi avaliada a partir de um programa computacional – ArcMap, que gerou mapas temáticos. A execução de maquete física do terreno auxiliou também nos estudos de ventilação e insolação, realizados, respectivamente, em túnel de ventos e heliodon. As necessidades sociais foram respeitadas baseando-se em um levantamento do padrão familiar e social da cidade. Além disso, os materiais e as técnicas construtivas foram escolhidos conforme as características locais. De uma área total de 5 hectare, 64% foi parcelada em lotes; o restante foi destinado ao sistema de circulação, à implantação de equipamentos comunitários e aos espaços livres. Foram propostas quatro tipologias distintas de habitações.
Abstract: This article presents the application of concepts of bioclimatic architecture in a project for social housing designed for the city of Governador Valadares, Minas Gerais, which were proposed for different types of housing and common areas. Objective: Encourage the promotion of projects more rational from the point of view of energy, which are economically viable in the long term, comfortable for its inhabitants and environmentally appropriate. The method adopted can be a contribution to meeting the requirements of sustainability, such as the efficient use of natural resources, energy conservation and social equity. The work breaks with the traditional design and concurrent engineering proved to be an effective procedure in the design of more rational and sustainable projects.
Assunto: Habitações
Energia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47207
Data do documento: 2012
metadata.dc.url.externa: https://seer.atitus.edu.br/index.php/arqimed/article/view/415/337
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Arquitetura da IMED
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conjunto para habitação social com princípios bioclimáticos para o município de Governador Valadares, MG.pdf4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.