Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47212
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dc.contributor.advisor1Carla Maria Junho Anastasiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7026650227514377pt_BR
dc.contributor.referee1Lincoln de Abreu Pennapt_BR
dc.contributor.referee2Betânia Gonçalves Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee3Rejane Meireles Amaral Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee4Eduardo França Paivapt_BR
dc.creatorMaria de Fátima Gomes Lima do Nascimentopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3917329011594714pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-14T13:37:00Z-
dc.date.available2022-11-14T13:37:00Z-
dc.date.issued2013-08-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47212-
dc.description.abstractThe north of Minas and Montes Claros were described by chronicles, memoirs and reports of some travelers as a place of barbarism,uncivilization and criminals in the nineteenth and twentieth centuries (1830-1930). The reported violence incited a broader and morecritical analysis of this literature and the search for other sources (criminal processes) that could justify it or deny it. With this aim thisthesis examines whether the violence in the north of Minas Gerais hinterland was a natural practice or a violation of the rules and lawsof society in this space during the above mentioned period. Through political history and its interface with culture, it is verified that in the hinterland men used violence as a resource to access, exercise and permanence in power. A political culture was developed in thenorth of Minas and in Montes Claros where violence was an integral and strong part of the register of interpersonal, collective and institutional actions and where especially political issues were solved with shotguns. The hinterland became a social construction in the imagination, a land "where there was no law or order," and place of ambushes, stakeouts, indians, where the inlander "used to kill to see the fall", that is, despicable. However, during the studied period (1830-1930) the documentation can be seen otherwise. In thisalternative reading, we could see that interpersonal violence and the political practice in the North of Minas Gerais hinterland was a result of both the culture and the desire for political, economic and social power. In this perspective, we can understand the violence in the north of MinasGerais and in particular Montes Claros with a natural component of the history, political culture, memory and thehinterland itself.pt_BR
dc.description.resumoO norte de Minas e Montes Claros, nos séculos XIX e XX (1830-1930),foram descritos pelas crônicas, memórias e relatos de alguns viajantes, como um lugar de barbárie, incivilização e de facínoras. A violência relatada incitou uma análise mais ampla e crítica dessa literatura e a busca por outras fontes (processos criminais) que pudessem justificá-la ou negá-la. Com esse objetivo, a presente tese analisa se a violência ocorrida no sertão norte-mineiro foi uma prática natural ou um atentado às regras e às leis da sociedade nesse espaço no período supracitado. Por meio da história política e sua interface com a cultura, verifica-se que, no sertão, os homens usaram a violência como recurso para o acesso, exercício e permanência no poder. Desenvolveu-se no norte de Minas e em Montes Claros uma cultura política, na quala violência foi parte integrante e forte do repertório das ações tanto interpessoais, quanto coletivas, quanto institucionais, e,em que, principalmente as questões de natureza política resolviam-se “no tiro”. O sertão passou a ser uma construção social no imaginário, uma terra “onde nunca se conheceu rei nem lei”, e lugar das tocaias, emboscadas, bugres, onde o sertanejo “matava para ver a queda”; portanto desprezível. Entretanto, durante o período estudado (1830-1930) a documentação pode ser vista de outra forma. Nessa outra leitura, percebeu-se quea violência interpessoal e política praticada no sertão norte-mineiro foi resultado tanto da cultura quanto do desejo de ter o poder político, econômico e social. Nessa perspectiva, deve-se entender a violência do norte de Minas e, em especial de Montes Claros com um componente natural da história, da cultura política, da memória e do próprio sertão.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectCultura políticapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subject.otherHistória - Tesespt_BR
dc.subject.otherCultura política - Tesespt_BR
dc.subject.otherViolência - Minas Gerais - História - Tesespt_BR
dc.subject.otherPoder (Ciências sociais) - Tesespt_BR
dc.subject.otherMinas Gerais - História - Tesespt_BR
dc.subject.otherMontes Claros (MG) - História - Tesespt_BR
dc.titleViolência no sertão : prática natural ou atentado às regras e às leis do norte de Minas e em Montes Claros entre 1830 e 1930pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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