Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47213
Tipo: Tese
Título: Do interesse à paixão na política : uma trajetória filosófica de Alexis de Tocqueville
Título(s) alternativo(s): From interest to passion in politics : a philosophical trajectory of Alexis de Tocqueville
Autor(es): Paula Gabriela Mendes Lima
primer Tutor: Newton Bignotto de Souza
primer miembro del tribunal : Helton Machado Adverse
Segundo miembro del tribunal: Carlo Gabriel Kszan Pancera
Tercer miembro del tribunal: Marcelo Gantus Jasmin
Cuarto miembro del tribunal: Maria Isabel de Magalhaes Papaterra Limong
Resumen: Esta pesquisa buscou investigar, a partir do pensamento de Alexis de Tocqueville, o que propulsiona a ação dos homens democráticos modernos na esfera pública, fazendo-os retirarem-se da esfera privada. Trata-se de indivíduos que vivem exclusivamente para si, conforme a sua razão e que visam prioritariamente a busca do seu bem-estar material. Eles tendem a viver isolados, mas há algo que os motiva a agir para a união do corpo político. A aposta desta tese é que, no percurso de suas reflexões filosóficas, Tocqueville apresenta as categorias políticas do interesse e da paixão como esse algo. Elas são descritas como categorias fundamentais para a conservação e o funcionamento da democracia moderna e são importantes chaves de leitura das obras “A democracia na América – Livro I e II” – e “Souvenir”. A leitura filosófica dessas obras permite compreender que, nas duas primeiras, o modelo norte-americano de democracia consolidado é posto como um modelo epistemológico para se pensar no interesse como princípio da democracia. Em Souvenirs, Tocqueville reflete sobre um outro contexto político: o estado social francês que era uma democracia em consolidação. Percebe-se uma mudança de perspetiva do pensamento tocquevilliano decorrente da alteração do contexto analisado. O pensamento filosófico tocquevilliano parte da análise de um estado político e social que se funda no interesse para outro que se funda, predominantemente, nas paixões. Tocqueville não negligencia a existência de paixões no estado social americano ou a existência do interesse no estado social francês, mas observa-se em “A democracia na América – Livro I” e em “A democracia na América – Livro II” uma democracia consolidada e que tem como base de sua conservação como corpo político a categoria política do interesse; e em “Souvenirs”, uma sociedade que, por estar em processo de transição democrática, move-se sob as balizas das paixões. A percepção dessa mudança de perspetiva foi central para a construção desta tese e se deu a partir da leitura sequencial de “A democracia na América – Livro I”, “A democracia na América – Livro II” e “Souvenirs”.
Abstract: This research sought to investigate, from the thought of Alexis de Tocqueville, what propels the action of democratic modern men in the public sphere, causing them to withdraw from the private sphere. These are individuals who live exclusively for themselves, according to their reason and who are primarily concerned with the pursuit of their material well-being. They tend to live in isolation, but there is something that motivates them to act for the union of the political body. The point of this thesis is that, in the course of his philosophical reflections, Tocqueville presents the political categories of interest and passion as that something. They are described as fundamental categories for the preservation and functioning of modern democracy and are important keys to reading the works “Democracy in America - Book I and II” - and “Souvenir”. The philosophical reading of these titles allows us to understand that, in the first two, the American model of consolidated democracy is put as an epistemological model to think of interest as a principle of democracy. In Souvenirs, Tocqueville reflects on another political context: the French social state which was a democracy in consolidation. It is possible to perceive a change of perspective of the Tocquevillian thought due to the alteration of the analyzed context. The Tocquevillian philosophical thought starts from the analysis of a political and social state that is based on interest for another that is based, predominantly, on the passions. Tocqueville does not neglect the existence of passions in the American social state, nor the existence of the interest in the French social state, but it is observed in “Democracy in America - Book I and II” a consolidated democracy, which conservation as a political body is based on the political category of interest; and in “Souvenirs”, a society that, being in the process of democratic transition, moves under the beacons of the passions. The perception of this change of perspective was central to the construction of this thesis and it was based on the sequential reading of “Democracy in America - Book I and II” and “Souvenirs”.
Asunto: Filosofia - Teses
Ciência política - Filosofia - Teses
Democracia - Teses
Tocqueville, Alexis de, 1805-1859
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47213
Fecha del documento: 13-dic-2018
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PAULA_NORMALIZADO_FINAL3.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.